Educação Financeira

5 livros para aprender sobre a bolsa de valores

Voltar

A leitura é uma ferramenta importante para o aprendizado de qualquer pessoa, não é mesmo?

Para quem tem interesse em investir ou operar na bolsa de valores não é diferente: é a partir da leitura e de outras formas de aprendizado que se acumula conhecimento suficiente para dar os primeiros passos neste mercado com muito mais tranquilidade e solidez.

São inúmeros os bons livros sobre a bolsa de valores disponíveis no mercado atualmente, mas existem alguns que são quase leitura obrigatória para aqueles que desejam iniciar seus investimentos ou operações em bolsa.

No artigo de hoje você vai conhecer 5 destes imperdíveis livros para aprender sobre a bolsa.

Continue a leitura e descubra como alavancar seus conhecimentos sobre o mercado de ações a partir de 5 livros para aprender sobre a bolsa de valores. Acompanhe!

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

O livro "O Investidor Inteligente", de Benjamin Graham", é leitura obrigatória para qualquer profissional ou curioso da bolsa de valores.

Considerado pelo megainvestidor norte-americano Warren Buffet o melhor livro de investimentos, a obra de Graham é um verdadeiro oásis para quem procura informações sólidas sobre os fundamentos básicos da análise fundamentalista para os investimentos.

Ao longo das páginas, Benjamin Graham faz uso de relatos de eventos históricos para ilustrar seus conceitos e compartilha com o leitor diversas ideias a respeito do mercado de ações.

Se você já investe ou pretende aplicar em renda variável em breve, vale a pena ler o livro "O Investidor Inteligente".

O jeito Peter Lynch de investir, de Peter Lynch

Mais uma grande e importante obra mundial quando o assunto é livros para aprender sobre a bolsa de valores, "O jeito Peter Lynch de investir", de Peter Lynch traz importantes ensinamentos a respeito dos investimentos em ações. 

Nesta obra, Lynch afirma que qualquer investidor bem preparado tem capacidade de selecionar ações rentáveis para investir e explica como é possível fazer esta seleção a partir de uma breve análise dos relatórios financeiros das companhias. 

Peter Lynch também conta como alcançou o sucesso no mercado de investimentos e se tornou um dos principais gestores de ações no mercado dos Estados Unidos.

Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran

Resultado de imagem para Filosofias de Investimento Aswath Damodaran

Uma das principais referências quando o assunto é análise fundamentalista e bolsa de valores, Aswath Damodaran discorre sobre estratégias de investimentos em bolsa a partir de bases técnicas utilizadas por investidores ao longo dos anos.

O autor explora assuntos como investimento a partir de uma análise do valor da companhia e seu crescimento, timing de mercado e análise técnica.

Para quem está buscando se preparar ainda mais para fazer suas operações e investimento na bolsa de valores, o livro “Filosofias de Investimento” deve fazer parte da sua lista de leituras obrigatórias a partir de agora.

How to Trade in Stocks, de Jesse Livermore

Resultado de imagem para How to Trade in Stocks, de Jesse Livermore

Um dos nomes mais icônicos de Wall Street, a obra “How to Trade in Stocks”, de Jesse Livermore, não poderia deixar de fazer parte desta lista de 5 livros para aprender sobre a bolsa.

A obra contém conhecimentos preciosos de Jesse Livermore e é conhecida por muitos como um manual de análise técnica clássica

A leitura do livro é simples e fácil, porém repleta de ensinamentos conceituais e práticos sobre análise técnica e sua aplicação nos investimentos e operações na bolsa de valores.

Se você tem facilidade em acompanhar leituras em Inglês e deseja aprender mais sobre análise técnica clássica, “How to Trade in Stocks” é um livro imperdível.

Axiomas de Zurique, de Max Gunther

Resultado de imagem para Axiomas de Zurique, de Max Gunther

O livro “Axiomas de Zurique”, de Max Gunther, conta a trajetória de banqueiros da Suíça e explica por que eles conseguiram ser tão bem sucedidos em seus investimentos.

Além disso, a obra cita e descreve os axiomas que podem – e devem – ser seguidos por qualquer investidor que deseja ter sucesso em suas aplicações.

Muitas pessoas sugerem a leitura deste livro em duas ocasiões distintas: a primeira durante o processo inicial de aprendizado e a segunda após o investidor ou trader ter um pouco mais de conhecimento acumulado sobre a bolsa de valores. 

Esta recomendação está fundamentada no fato de que, com o tempo e uma maior experiência acumulada, o investidor consegue absorver cada vez mais os ensinamentos do livro e aplicá-los no seu dia a dia em relação aos investimentos – sobretudo quanto ao seu comportamento enquanto investidor durante a execução das suas estratégias de investimento.

Se você já faz seus investimentos ou operações na bolsa de valores ou está à procura de conhecimento adicional para dar início aos seus aportes, vale a pena fazer a leitura destes 5 livros para aprender sobre a bolsa de valores.

Lembre-se que, quanto mais você se preparar, maiores serão as chances de você obter êxito em sua empreitada no mundo da renda variável.

E você, tem algum outro livro sobre bolsa de valores para indicar? Compartilhe conosco suas opiniões e indicações. Elas poderão ser muito úteis para outros investidores!



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Método Investimentos

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.