Educação Financeira

8 filmes sobre investimentos para você assistir

Voltar

Adquirir conhecimento é um hábito agregador e fundamental para qualquer pessoa que deseja se aprofundar sobre diversos assuntos e crescer – pessoal e profissionalmente.

Aliar esta busca pelo conhecimento aos momentos de lazer, entretanto tornam esta prática ainda mais positiva e interessante.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de saber mais sobre o mercado financeiro e que curte assistir a um bom filme ou documentário, este artigo é para você!

Hoje, listamos 8 filmes sobre investimentos para você assistir e aprender cada vez mais sobre investimentos e sobre eventos importantes que marcaram a economia e o mercado financeiro mundial – como a crise de 2008.

Confira a seguir 8 bons longas sobre investimentos para você assistir e escolha o próximo título para acompanhar no final de semana!

A Grande Aposta

Resultado de imagem para A Grande Aposta

IMDb ?:7,8/10
Metacritic: Crítica - 81/100 | Usuários: 82/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 88% | Usuários - 87%

O filme "A Grande Aposta" é um daqueles títulos que não pode faltar em uma lista de filmes sobre investimentos. Inspirado em fatos reais, o longa de 2015 conta a história de um grupo de investidores que previu a crise financeira de 2008 nos EUA – e que conseguiu lucrar apostando contra o setor imobiliário norte-americano.

O filme é estrelado por Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling e Steve Carell e é um dos títulos mais interessantes de se assistir por quem deseja entender um pouco mais sobre o mercado financeiro e sobre a crise dos suprimes.

À Procura da Felicidade

Resultado de imagem para Ã? Procura da Felicidade

IMDb ?:8,0/10
Metacritic: Crítica - 64/100 | Usuários: 71/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 67% | Usuários - 87%

“À Procura da Felicidade”, de 2006, é mais um título desta lista de filmes sobre investimentos que foi produzido com base em fatos verídicos. O longa conta a história do investidor e empreendedor Chris Gardner e sua emocionante trajetória de superação, que o levou a sair de uma situação de extrema dificuldade financeira para chegar aos mais altos patamares do mercado financeiro.

O filme é estrelado por Will Smith e por seu filho, Jaden Smith. A história de persistência e sucesso de Gardner é emocionante e vale ser acompanhada – ainda mais se você é daquelas pessoas que gosta de conhecer histórias inspiradoras do mundo das finanças e investimentos.

Becoming Warren Buffett

Resultado de imagem para Becoming Warren Buffett

IMDb ?:7,6/10
Rotten Tomatoes: Usuários - 84%

O documentário “Becoming Warren Buffett” foi lançado em 2017 pela HBO e conta um pouco mais sobre a vida do megainvestidor Warren Buffett - um dos homens mais ricos do mundo e uma referência em se tratando da estratégia de investimento Value Investing

O título – "Tornando-se Warren Buffett", em tradução livre – aborda situações da infância de Buffett e seus hábitos e rotinas atuais, especialmente quanto ao funcionamento de sua empresa, a Berkshire Hathaway.

Para quem quiser saber mais sobre a trajetória pessoal e profissional deste grande investidor norte-americano, o documentário é imperdível.

Fome de Poder

Resultado de imagem para Fome de Poder

IMDb ?:7,2/10
Metacritic: Crítica - 66/100 | Usuários: 74/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 82% | Usuários - 82%

Estrelado por Michael Keaton, "Fome de Poder" conta a história do McDonald's, desde seus primeiros anos como uma lanchonete familiar até se tornar uma das maiores referências em fast food de todo o mundo. 

Em um primeiro momento, este pode ser um título estranho para compor uma lista com filmes sobre investimentos.

A verdade, no entanto, é que o longa que conta a história de Ray Kroc – que levou o McDonald's a alcançar os patamares de sucesso amplamente conhecidos nos dias de hoje – mostra também como um gestor visionário e extremamente competente consegue expandir uma pequena empresa e criar valor aos seus acionistas, ano após ano, por décadas.

Se você está procurando filmes sobre investimentos com histórias inspiradoras de sucesso, “Fome de Poder” é um título que você precisa assistir.

Grande Demais Para Quebrar

Resultado de imagem para Too Big to Fail

IMDb ?:7,3/10
Metacritic: Crítica - 67/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 74% | Usuários - 76%

O longa “Grande Demais para Quebrar” (Too Big to Fail), de 2011, é mais um filme que busca explicar ao espectador as práticas – muitas vezes, questionáveis – do mercado financeiro dos Estados Unidos na primeira década do século XXI, que resultaram em consequências devastadoras e em uma das maiores crises recentes do mundo, em 2008.

O filme mostra, de maneira simples, mas intensa, a luta de Wall Street e Washington para salvar o sistema financeiro norte-americano em meio à crise dos subprimes – em uma série de decisões que afetariam o destino da economia mundial para sempre.

Margin Call: O Dia Antes do Fim

Resultado de imagem para margin call wallpaper

IMDb ?:7,1/10
Metacritic: Crítica - 76/100 | Usuários: 72/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 87% | Usuários - 74%

Mais um filme que tem como tema central o colapso do mercado norte-americano em 2008, "Margin Call: o Dia Antes do Fim" mostra a história do Lehman Brothers e as últimas horas antes da quebra de um dos maiores bancos de investimentos dos Estados Unidos.

Diferente dos demais longas desta lista, “Margin Call” mostra a crise de 2008 sob uma nova perspectiva: a partir da visão de funcionários e ex-funcionários do Lehman Brothers, que decidem como reagir à descoberta de uma fraude na companhia – que levaria o banco à falência.

Junto com “A Grande Aposta” e “Grande Demais Para Quebrar”, o filme ajuda o espectador a compreender melhor os motivos da crise mundial de 2008 e os eventos que ocorreram durante aquele período.

O Lobo de Wall Street

Resultado de imagem para O Lobo de Wall Street wallpaper

IMDb ?:8,2/10
Metacritic: Crítica - 75/100 | Usuários: 68/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 79% | Usuários - 82%

Um os mais conhecidos filmes sobre investimentos e mercado financeiro dos últimos tempos, “O Lobo de Wall Street”, de 2013, é um longa inspirado em fatos reais ocorridos na vida de Jordan Belfort, ex-corretor da bolsa de valores dos Estados Unidos. O filme conta a trajetória de exageros de Belfort – envolvendo drogas, festas, mulheres e ilegalidades no mercado financeiro, que o levaram à prisão anos depois.

Mas, mais do que mostrar alguns momentos da vida regada a excessos e corrupção do ex-corretor, o longa mostra como o tino para negócios e o raciocínio de Belfort entro do mercado financeiro o ajudaram a faturar milhões de reais em poucos anos – a partir do zero!

Para quem gosta de filmes inspirados em historias reais sobre o mercado financeiro, “O Lobo de Wall Street”, estrelado por Leonardo Di Caprio e dirigido por Martin Scorsese, é um título que não pode deixar de ser assistido.

Wall Street: Poder e Cobiça

Resultado de imagem para Wall Street: money never sleeps wallpaper

IMDb ?:6,2/10
Metacritic: Crítica - 59/100 | Usuários: 58/100
Rotten Tomatoes: Crítica - 55% | Usuários - 44%

Um dos filmes sobre investimentos mais icônicos das últimas décadas, “Wall Street: Poder e Cobiça” mostra os bastidores do mercado financeiro da década de 1980, a partir da trajetória do jovem corretor da bolsa de valores, Buddy Fox, interpretado por Charlie Sheen, e de sua admiração pelo milionário ganancioso Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas.

“Wall Street: Poder e Cobiça” mostra, a partir de uma história fictícia, a relação entre poder, cobiça e dinheiro que ronda Wall Street e as consequências das decisões que envolvem estes três pilares – tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de cada um.Agora que você conhece 8 bons filmes sobre investimentos para assistir no seu tempo livre e aprender mais sobre o mercado  financeiro, que tal descobrir a importância de fazer boas escolhas de investimentos? Clique aqui e confira nosso artigo sobre o assunto!

Curso Trava Estruturada de Renda FIxa

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.