Muita gente sonha, nos dias atuais, em poder trabalhar de qualquer lugar, fazendo seus próprios horários e sem ter que se submeter a um chefe.

No Brasil e em outros países do mundo, cada vez mais pessoas têm tornado esse desejo realidade ao se tornar um trader e fazer operações na bolsa de valores.

Mas, apesar de ser uma alternativa interessante de trabalho – e uma excelente oportunidade para quem se interessa pelo mercado financeiro, se tornar um trader de sucesso não é tão simples assim e envolve alguns riscos.

E todos estes riscos devem ser conhecidos por todos aqueles que já cogitaram viver de trade e operar no mercado financeiro.

Neste artigo, você conhecerá as vantagens e cuidados que os traders devem ter para ter sucesso no mercado e descobrirá como se tornar um trader. 

Continue lendo este artigo e saiba como lucrar com o mercado financeiro sendo um trader de sucesso.

Quem é o trader?

Se você ainda não está familiarizado com o assunto, é importante que você entenda o que é o trader antes de descobrir como se tornar um trader e aproveitar as oportunidades que o mercado financeiro oferece. 

Essencialmente, o trader é um investidor que faz operações no mercado financeiro, visando ganhar dinheiro a partir das oscilações de preços dos ativos negociados em bolsa.

Em geral, o trader costuma focar em operações de curto prazo, que são iniciadas e finalizadas em um espaço mais curto de tempo.

O objetivo do trader, portanto, não é formar carteira de investimentos para longo prazo, mas sim ganhar dinheiro com a volatilidade do mercado.

E é exatamente por isso que se pode afirmar que o trader não é exatamente um investidor comum – uma vez que esta procura ativa por lucros no mercado acaba dando a ele um viés mais especulador. 

Todas as operações realizadas pelo trader ocorrem no ambiente da bolsa de valores. No Brasil, elas são realizadas a partir da bolsa brasileira B3 e dos ativos negociados em nosso mercado.

Quais as operações feitas por um trader? 

Se você deseja descobrir como se tornar um trader, precisa entender também quais são as operações feitas por um trader na bolsa de valores.

Afinal, você já sabe que eles negociam ações e outros ativos no mercado de capitais, mas talvez não conheça a fundo as características das operações feitas por um trader.

São muitas as possibilidades de negociações na Bolsa de Valores para um trader – em diferentes períodos de tempo. Entre as principais operações realizadas por aqueles que especulam na bolsa de valores, podemos destacar o day trade, o swing trade e o position trade.

Saiba mais sobre eles a seguir:

  • Day trade: estratégia que envolve a compra e venda de ativos em curtíssimo prazo, as operações em day trade são aquelas que são iniciadas e finalizadas em um mesmo dia. Quem faz este tipo de operação tem como objetivo lucrar com as variações de preço no âmbito intradiário do mercado financeiro.
  • Swing trade: estratégia com a qual se opera a prazos curto e médio, o swing trade tende a ter um risco menor que o day trade, uma vez que estas operações costumam durar mais tempo – entre poucos dias a até algumas semanas.  O objetivo de quem opera swing trade, no entanto é o mesmo: lucrar com as oscilações de preço dos ativos.
  • Position trade: estratégia que envolve um tempo maior de operação, o position trade costuma ser utilizado por aqueles que buscam lucrar com as oscilações de preço do mercado em um prazo mais estendido – que pode varia de meses até anos. É comum considerar tendências de longo prazo nestas operações – que não exigem do investidor um acompanhamento tão contínuo de seus trades.

É importante destacar que, seja para day trade, swing trade ou position trade, o trader costuma fazer uso de elementos gráficos e análises técnicas para definir suas estratégias e operações no dia a dia do mercado financeiro.

Quais as vantagens de ser um trader?

São muitas as vantagens de ser um trade. Não ter horário fixo de trabalho, não ter um chefe, poder trabalhar em qualquer lugar do mundo e ter a possibilidade de conquistar bons lucros no mercado financeiro são algumas estas vantagens.

Muitos traders também destacam, além da liberdade e flexibilidade que o mercado financeiro oferece, o ganho de tempo com a família e a realização pessoal e profissional que este tipo de atividade pode trazer ao investidor que decide fazer da especulação uma profissão.

Se o seu objetivo é conciliar as operações com outra atividade profissional, entretanto, saiba que também é possível usufruir de algumas destas vantagens. A principal delas é justamente poder ter a oportunidade de obter bons rendimentos a partir das operações especulativas no mercado de bolsa de valores.

Quais os riscos de ser um trader?

É preciso ter em mente, contudo, que se tornar um trader envolve riscos. O principal deles é perder – parcial ou totalmente – o valor investido na operação. 

Afinal, assim como existe a possibilidade de obter bons ganhos em um curto espaço de tempo, também há chances iguais de perder seu capital em poucos minutos de operação – dependendo da movimentação do mercado.

E quanto menor o tempo da operação, maiores tendem a ser estes riscos.

Se você deseja saber como se tornar um trader e ter sucesso nesta empreitada, portanto, deve estar ciente de que e é necessário se preparar, seguir boas estratégias de operações e manter a disciplina na hora de fazer seus trades.

A  gestão de risco, inclusive, deve ser uma das principais habilidades de um trader. É preciso aliar controle emocional à técnica, equilibrando perdas e ganhos da melhor forma possível.

Como se tornar um trader?

Até aqui, você pode entender um pouco mais sobre o que é e o que faz o trader, além dos principais benefícios e riscos desta atividade. Agora, é hora de falar sobre como se tornar um trader na prática. 

Como começar a fazer operações na bolsa?

Quais habilidades e recursos são necessários para se tornar um trader?

É o que você verá a seguir.

Acompanhe os próximos parágrafos e descubra o que é preciso para se tornar um trader e fazer operações na bolsa brasileira.

Ter conta em corretora

O trader pode negociar de forma autônoma – para si mesmo – ou até mesmo trabalhar para uma instituição financeira, por exemplo, na função conhecida como broker.

Quem deseja trabalhar para si mesmo, entretanto, precisa ter uma conta em corretora para iniciar suas operações no mercado.

Nos dias atuais você pode abrir uma conta em uma corretora de forma simples, rápida e sem custo. Na hora de escolher uma corretora, procure pro aquelas mais conceituadas no mercado, que sejam conhecidas pelos bons serviços oferecidos aos seus clientes.

Conhecer os custos

Quanto aos custos, o investidor precisa estar atento aos valores que incidirão sobre cada operação realizada no mercado financeiro.

Os principais deles são: taxas de corretagem, Imposto de Renda (quando há lucro nas operações), emolumentos cobrados pela bolsa e, em algumas situações, taxa de custódia.

A maioria das corretoras, inclusive, trabalha com planos de corretagem. Verifique qual é a solução mais adequada para você e faça sua escolha.

Ter uma boa estratégia

Para se tornar um trader, você precisará também ter uma boa estratégia de operação, além de conhecimento agregado sobre o mercado financeiro.

Tenha em mente que, quanto mais você se preparar para dar seus primeiros passos no mercado de ações, maiores serão as chances de evitar perdas e conquistar bons lucros.

Por isso, pesquise, estude conheça o mercado. Entenda cada vez mais sobre a análise técnica e escolha as estratégias de operação que mais se adéquam aos seus objetivos enquanto trader.

Dicas para ser um trader de sucesso

Para se tornar um trader de sucesso, você precisará de algumas habilidades importantes, como disciplina, persistência, planejamento e foco para identificar as oportunidades que o mercado possa lhe oferecer. Além disso, você pode:

  • Acompanhar as movimentações do mercado e análises de especialistas do mercado, em busca de boas oportunidades de trades;
  • Utilizar bons indicadores para análise técnica, como os pontos de suporte e resistência por exemplo, tornando-os excelentes ferramentas para suas análises;
  • Reservar um tempo para descansar, evitando o estresse e se preparando adequadamente – física e mentalmente – para lidar com riscos, oscilações e pressões do mercado financeiro.

Com o preparo correto e um bom conhecimento de mercado, você conseguirá fazer boas operações na bolsa de valores e ter sucesso nesta empreitada caso seu objetivo seja lucrar com as oscilações de curto prazo e se tornar um trader.

Agora que você sabe mais sobre o assunto, que tal descobrir como utilizar os indicadores gráficos em suas operações? Clique aqui e saiba mais!

A pontuação dos nossos leitores
[Total: 2 Média: 5]