Notícias

Ibovespa fecha o dia em -1,03% como resultado de tensões políticas

Voltar

Nesta sexta-feira, 22/05, o Ibovespa fechou em queda de -1,03%, com 82.173,21 pontos e movimentação financeira de R$ 21,542 bilhões. Nas bolsas da Ásia, a tendência foi de queda, enquanto, nos mercados da Europa e EUA, as variações ficaram próximas de zero.

Nas notícias internacionais, o destaque é a tensão entre China e Hong Kong. O governo chinês expressou intenção de impor lei de segurança nacional a Hong Kong, intervindo diretamente na cidade semiautônoma, o que causou sentimento de insegurança nos investidores.

Nas notícias nacionais, o destaque é a decisão do ministro do STF, Celso de Mello, a favor da divulgação de vídeo de reunião entre presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo. O vídeo é prova no inquérito que apura suposta tentativa de intervenção do presidente na Polícia Federal. O ministro Celso de Mello determinou que o vídeo fosse divulgado integralmente, com exceção de partes que mencionam Paraguai e China.

Existe forte expectativa a respeito da reação do público em relação aos comentários feitos pelo presidente e sua equipe na reunião, que pode prejudicar a imagem e a aprovação do governo Bolsonaro. Segundo pesquisas recentes, a aprovação do governo vem caindo, principalmente, devido à insatisfação com a resposta do governo, à pandemia de Coronavírus e à crise econômica resultante.

Entre as notícias do cenário econômico, Ministério da Economia divulga projeção de déficit primário das contas do governo neste ano, que deve ficar em R$ 540,5 bilhões. É o pior resultado desde que o número começou a ser monitorado, em 1997.

No mercado financeiro, o ponto alto do dia foram as ações do setor de energia elétrica, que ocuparam 4 lugares na lista das 5 maiores altas desta sexta-feira. As empresas foram Eletrobras (ELET3 e ELET6), que registrou alta de +7,67% nas ações ON e +5,14% nas ações PN; Equatorial (EQTL3), que registrou alta de +2,79%; e CPFL (CPFE3), que registrou alta de +2,52%.

Enquanto isso, o pior resultado foi da empresa Cia Hering (HGTX3), que registrou queda de -9,09%.

Curso Trava Estruturada de Renda FIxa

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.