Fazer investimentos em renda variável tem sido uma escolha de muitos investidores que buscam turbinar sua carteira de investimentos – principalmente em um momento no qual a renda fixa tem oferecido cada vez menos rentabilidade aos investidores. Apesar desta realidade, muita gente ainda tem dúvidas sobre se vale ou não a pena investir em ações em 2019.

Afinal, é ou não interessante fazer investimentos em renda variável neste ano?

Qual a expectativa para o mercado financeiro nos próximos meses?

Trocar os aportes em renda fixa pelos investimentos em ações é uma boa escolha neste momento?

É sobre este assunto que falaremos no artigo de hoje.

O que você irá aprender neste artigo:

Continue a leitura para saber mais sobre o atual cenário da renda variável no Brasil e descubra se vale a pena investir em ações em 2019 e realizar seus aportes no mercado financeiro.

O cenário da renda fixa

Para descobrir se vale ou não a pena investir em ações em 2019 é preciso que você compreenda, em primeiro lugar, o cenário da renda fixa neste momento no país.

Com a taxa Selic no menor patamar da história, o rendimento de investimentos como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), debêntures e os títulos do Tesouro tem se mostrado cada vez mais fraco.


E é exatamente por conta deste cenário de baixa rentabilidade que a migração dos investidores para a renda variável acaba se tornando natural – em um processo no qual os aportes em ações, fundos de ações e derivativos ficam cada vez mais intensos.

Vale ressaltar, ainda, que a expectativa para 2019 é de manutenção das taxas de juros em patamares mais baixos – o que deve gerar alta liquidez e impulsionar ainda mais o mercado de ações e o apetite dos investidores ao risco.

O cenário da renda variável

No ano de 2018 tivemos eleições presidenciais no Brasil – que gerou muita volatilidade e grandes oportunidades na renda variável para os investidores.

Já em 2019, a bolsa brasileira começou o ano em forte alta, continuando a gerar uma série de oportunidades para traders e investidores fazerem seus aportes no mercado financeiro.

E a expectativa é que o cenário siga favorável para os investidores que desejem realizar seus aportes em ações, fundos de ações, mercado futuro, entre outros.

São muitas as oportunidades disponíveis para investidores com maior ou menor apetite ao risco.

Além disso, vale reforçar que até mesmo em momentos de maior calmaria pode haver uma grande volatilidade no mercado – resultado de notícias, alterações políticas, aprovação de reformas, divulgação de dados econômicos e até mesmo após a divulgação de resultados financeiros de empresas.

Sempre é possível, portanto, encontrar boas oportunidades no mercado financeiro.

Vale a pena migrar da renda fixa para a renda variável?

Para os investidores que têm ainda dúvidas sobre se vale a pena investir em ações em 2019 e migrar seus investimentos em renda fixa para a renda variável, é importante ter em mente que não é preciso ter medo em tomar um pouco mais de risco nos seus investimentos em busca de uma rentabilidade melhor.


Se você tem uma dificuldade maior em se expor a riscos em busca de rentabilidades mais atraentes para sua carteira de investimentos, considere investir uma parcela maior dos seus investimentos na renda variável em 2019.

Se, por outro lado, seu perfil enquanto investidor ou trader for um pouco mais agressivo, você pode trabalhar com stops em suas operações e reduzir seus riscos.

Para investidores que têm um apetite ainda maior ao risco, as operações estruturadas podem ser uma alternativa bastante interessante para 2019.

Isso porque, para um mercado que oferece boa volatilidade, as operações especulativas tendem a fornecer ao investidor boas oportunidades para ganhar dinheiro com seus investimentos.

Se você quiser saber mais sobre estas operações, basta clicar aqui.

Conclusão

Enquanto as taxas de juros no país estiverem em um patamar mais baixo, a tendência é que o próprio mercado irá se direcionar, automaticamente, para os investimentos em renda variável. 

E até mesmo os investidores mais conservadores podem aproveitar as boas oportunidades do mercado e investir em ações em 2019.

Basta ter cautela e agir com sabedoria para tomar as melhores decisões de investimento.

Além disso, é sempre indicado ter uma estratégia definida para operações no mercado financeiro e, quando possível, investir em estruturas de proteção para os seus investimentos em renda variável.


Em nosso canal no YouTube você encontrará uma série de vídeos bastante interessantes sobre as estruturas de proteção para os seus investimentos.

Em caso de dúvidas, vale a pena também contatar seu assessor de investimentos, que pode ser uma figura importante para auxiliar você nos seus primeiros passos no mercado de renda variável.

O momento de investir em ações é agora.

Planeje-se, estude e organize-se para fazer seus aportes no mercado de renda variável no Brasil em 2019 e aproveitar as oportunidades de alavancar a rentabilidade dos seus investimentos na bolsa de valores neste ano.

A pontuação dos nossos leitores
[Total: 1 Média: 5]