Um dos empreendedores e investidores mais bem sucedidos do mundo, o brasileiro Jorge Paulo Lemann é uma referência para quem deseja investir no mercado financeiro.

Mas, você sabe por que este grande empresário brasileiro pode ser uma importante referência para os seus investimentos?

No artigo de hoje você aprenderá um pouco mais sobre a história de Jorge Paulo Lemann e conhecerá algumas lições que ele pode ensinar a qualquer investidor que deseja ter sucesso em suas operações e investimentos no mercado financeiro.

O que você irá aprender neste artigo:

Boa leitura!

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Se você está começando agora a conhecer o mercado financeiro e se atualizar sobre os principais nomes do mercado brasileiro e mundial, talvez não conheça a fundo o empresário e investidor Jorge Paulo Lemann.

Para entender como ele pode ser uma importante referência para os seus investimentos, no entanto, é fundamental que você saiba um pouco mais sobre a história de Lemann.

Filho de suíços, o empresário Jorge Paulo Lemann nasceu em 1939 no Rio de Janeiro.

O empreendedorismo e os investimentos fizeram parte da vida de Lemann desde cedo: seu pai foi responsável por fundar a fábrica de laticínios Leco, enquanto Jorge Paulo Lemann chegou à Universidade de Harvard, nos EUA, aos 17 anos para estudar Economia.

Tempos depois, mudou-se para a Suíça e estagiou no Banco Credit Suisse.

De volta ao Brasil, Lemann adquiriu a corretora de valores Garantia em 1971 e não parou mais de atuar no mercado financeiro e do empreendedorismo.

Os negócios no mercado financeiro

Jorge Paulo Lemann é conhecido por diversificar seus investimentos e apostar em grandes fusões.

Entre os investimentos e aquisições mais conhecidas realizados por Lemann estão a compra das Lojas Americanas (LAME4) , a aquisição da Brahma – negociação que, em 1999, deu origem à Ambev (ABEV3), entre outros.

Em 1998, Lemann e seus sócios decidiram começar a investir em participações de outras empresas do mercado por meio da GP Investimentos – a primeira empresa de private equity do Brasil, pela qual adquiriram participações de gigantes do mercado, como a Gafisa e a antiga Telemar.

Em 2004, fundaram a 3G Capital, por meio da qual ocorreram a fusão da Ambev com a belga Interbrew e com a Anheuser-Busch – dando origem à AB InBev, a compra da rede de fast food Burger King e a compra da fabricante norte-americana de ketchup H. J. Heinz Company – que deu origem à KraftHeinz, com a fusão entre a Heinz e a Kraft Foods no ano de 2015.

Uma referência para investidores e seus investimentos

O extenso currículo e trajetória de sucesso de Lemann no mercado financeiro, no entanto, não é a única referência para investidores brasileiros.

Após décadas de atuação no mercado financeiro, investidor e empresário brasileiro segue deixando importantes lições e inspirações para aqueles que possuem investimentos.

Confira a seguir algumas das principais – e mais valiosas – lições que Lemann tem deixado aos novos e aos já experientes investidores no mercado financeiro ao longo dos anos.

Aceite e habitue-se às perdas

Aceitar e habituar-se às perdas é uma das mais valiosas lições que o investidor brasileiro pode aprender com Lemann.

Em um evento promovido pela organização de apoio a empreendedores Endeavor Brasil há alguns anos, Jorge Paulo Lemann lembrou suas perdas ao jogar tênis na infância e início da adolescência – citando que cada uma destas derrotas o preparou para perder na vida e para sempre buscar o aperfeiçoamento em qualquer área de atuação.

Esta lição vale também para o mercado financeiro.

É comum que o investidor – sobretudo, o iniciante – não consiga lidar bem com perdas, que são inevitáveis neste mercado.

Essa dificuldade, no entanto, deve ser superada, dando lugar à compreensão de que as perdas fazem parte do jogo.

Na hora de fazer seus investimentos ou operações na bolsa, portanto, tenha em mente que nem todas as suas escolhas serão vitoriosas e habitue-se às perdas, aceitando-as e considerando-as ma boa oportunidade de aprender com eventuais erros e se aperfeiçoar.

Entenda a importância do timing

Conhecer a importância do timing – ou seja, fazer a coisa certa na hora certa – é uma outra lição que Lemann compartilha com investidores do Brasil e do mundo, e uma grande referência para os seus investimentos.

Afinal, o timing pode ser decisivo para o sucesso ou o fracasso de um investimento – seja ele qual for.

A compra da norte-americana Anheuser-Busch pela Inbev, em junho de 2008, por US$ 52 bilhões, é um bom exemplo de negócio com timing perfeito.

Naquela época, a cervejaria americana passava por dificuldades financeiras, enquanto a economia do Brasil avançava.

Foi por conta daquele cenário de grande disparidade entre os momentos financeiros das companhias que tornou-se possível a conclusão do importante negócio com a dona de marcas como a Budweiser.

Aproveite as oportunidades

Aproveitar as oportunidades que o mercado oferece é mais um aprendizado que Jorge Paulo Lemann.

O negócio entre Anheuser-Busch e Inbev foi apenas um entre tantas oportunidades que Lemann não deixou passar ao longo de décadas de atuação o mercado financeiro.

Em seus pronunciamentos, inclusive, o investidor e empresário sempre destacou que até mesmo em momentos de crise existem oportunidades que podem – e devem – ser aproveitadas pelos investidores e empreendedores.

As épocas de crise, segundo ele, são excelentes momentos de encontrar boas oportunidades no mercado e fazer excelentes negócios.

O mesmo ocorre com a bolsa de valores.

Existem e sempre existirão diversas oportunidades para investimentos em momentos de queda e instabilidade do mercado.

E o investidor deve sempre estar atento a estas boas oportunidades que o mercado pode oferecer.

Conheça o valor do negócio

Jorge Paulo Lemann é o tipo de empreendedor e investidor que pondera não apenas o dinheiro envolvido em um negócio, mas o valor intrínseco do negócio em si.

Identificar as projeções, as características e o potencial de um investimento, portanto, é fundamental para que uma boa decisão seja tomada.

No mercado de ações, identificar estas questões – somada a uma boa análise do investimento – tende a ajudar muito o investidor a encontrar oportunidades de investimentos e operações.

O preço de uma ação, portanto, não deve ser a única questão a ser analisada antes da tomada de decisão do investidor.

Seja disciplinado

A disciplina é um dos pontos fortes de Jorge Paulo Lemann, de acordo com ele mesmo.

E manter o equilíbrio e a disciplina no dia a dia é fundamental para qualquer investidor que deseja obter sucesso em seus investimentos e operações na bolsa.

Seguir regras e estratégias que são desenhadas também é uma outra questão importante que deve ser mantida pelo investidor que busca consistência e solidez em seus investimentos.

Por isso, utilize os hábitos de Lemann como referência e mantenha sempre a disciplina em seu cotidiano no mercado financeiro.

Agora que você sabe como Jorge Paulo Lemann pode ser uma referência para os seus investimentos, que tal descobrir como utilizar os indicadores dos gráficos de ações?

A pontuação dos nossos leitores
[Total: 1 Média: 5]