Educação Financeira

Top 10 filmes sobre o mercado financeiro que você precisa conhecer

Voltar

Como dizem que a arte imita a vida, é comum encontrar livros e filmes inspirados em eventos e situações que nos cercam no dia a dia. E se tem algo que inspira especialmente a indústria cinematográfica é o mercado financeiro. 

Para quem se interessa pelo tema e deseja conhecer mais sobre este ambiente de maneira leve e descontraída, uma boa dica é pegar uma pipoca e aproveitar nossa relação de filmes sobre o mercado financeiro. 

Neste artigo listamos 10 sugestões que agradam a todos os gostos – e que você precisa conhecer. Confira!

1. Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Resultado de imagem para 1. Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Esta é uma daquelas produções presentes em praticamente todas as listas de filmes sobre o mercado financeiro. O longa mostra o início da carreira do corretor da bolsa Bud Fox (protagonizado por Charlie Sheen) e sua relação com Gordon Gekko (personagem de Michael Douglas).

“Wall Street: Poter e Cobiça” apresenta os bastidores da bolsa de valores de Nova York e mostra  quanto a ganância e a frieza de alguns agentes os faz, muitas vezes, agir na ilegalidade.

O filme ganhou vários prêmios logo após seu lançamento, incluindo o Oscar de melhor ator para Michael Douglas. 

2. O Primeiro Milhão (2000)

Resultado de imagem para 2. O Primeiro Milhão (2000)

Vin Diesel e Ben Affleck fazem parte do elenco desta produção. O filme conta a história do jovem Seth Davis (Giovanni Ribisi), que sonha em ter seu primeiro milhão. Para isso, ele consegue um emprego como corretor de ações em uma pequena empresa do ramo, que promete transformar seus trainees em milionários.

Logo Seth percebe que a corretora ganha dinheiro vendendo ações sem valor de mercado ou até mesmo de origem duvidosa. Vale assistir!

3. Trabalho Interno (2010)

Resultado de imagem para trabalho interno

Seguimos nossa lista de filmes sobre o mercado financeiro. Apesar de “Trabalho Interno” ser, na verdade, um documentário dividido em cinco partes, não poderíamos deixar esse título de fora deste artigo.

A produção analisa a crise financeira de 2008 – culminada pela falta de regulamentação do sistema financeiro norte-americano, especialmente no âmbito dos financiamentos imobiliários no país.

O documentário desvenda o papel de muitos representantes da justiça, do mundo acadêmico e da política no universo de fraudes no ambiente do mercado financeiro e político dos Estados Unidos. 

Dirigido por Charles Ferguson, o filme ganhou o Oscar de melhor documentário de longa-metragem em 2011.

4. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Resultado de imagem para Wall Street: money never sleeps wallpaper

Se você gosta de tramas sobre fraudes no mercado financeiro, “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” é um dos filmes mais indicados. O longa é uma continuação de “Wall Street: Versão e Cobiça”, tendo no elenco novamente o autor Michael Douglas. 

Mais uma vez, o filme mostra a relação de Gordon Gekko com um corretor no início de carreira (Shia LaBeouf). Ao contrário do personagem do primeiro filme, o corretor de Shia é mais idealista e menos ganancioso.

5. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Resultado de imagem para 5. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Não exatamente sobre mercado financeiro, este filme mostra como a análise de estatísticas pode contribuir para o sucesso de uma empreitada – inclusive no mercado financeiro. A produção conta a história de Billy Beane (personagem de Brad Pitt), gerente do time de baseball Oakland Athletics.

Com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), Billy desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube que, mesmo sem dinheiro em caixa, conseguiu ficar entre as principais equipes do esporte nos anos 80. Um grande exemplo de gestão financeira e de sucesso baseado em análise. 

E é exatamente por conta das semelhanças entre a história e cases de sucesso no mercado financeiro apresentada no filme que ele não poderia ficar de fora da nossa lista com os 10 top filmes sobre o mercado financeiro.

6. Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011)

Resultado de imagem para 6. Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011)

Margin Call é um dos muitos filmes sobre o mercado financeiro que retratam a crise global de 2008.

Imagine investir em determinados ativos e descobrir que elas não valem mais nem um centavo? É mais ou menos para evitar essa situação que um banco de investimento tem que vender “ativos podres” em tempo recorde.

No elenco estão nomes como Paul Bettany, Peter Sullivan, Jeremy Irons e Kevin Spacey. O longa foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2012.

7. Lobo de Wall Street (2013)

Resultado de imagem para O Lobo de Wall Street wallpaper

Leonardo Di Caprio protagoniza Jordan Belfort, um corretor de títulos e valores mobiliários que realmente existiu. O longa mostra como a empresa de Jordan Belfort virou uma gigante do setor por meio de brechas no sistema financeiro – e atividades ilegais.

Dirigido por Martin Scorcese, este é um bom filme para você aprender o que não deve fazer para alcançar sucesso no mercado financeiro. A produção teve cinco indicações ao Oscar em 2014: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado.

8. A Grande Aposta (2015)

Resultado de imagem para A Grande Aposta

De todos os filmes sobre o mercado financeiro que abordam a crise de 2008, este é considerado um dos melhores para entender este período da história que abalou os mercados ao redor do mundo. 

O longa se baseia no livro “The Big Short”, de Michael Lewis, e mostra como alguns investidores – pessoa física e institucionais – previram a bolha imobiliária e conseguiram se antecipar à crise.

Assim como o Lobo de Wall Street, “A Grande Aposta” teve cinco indicações ao Oscar, mas foi vitoriosa em receber a estatueta de melhor roteiro adaptado.

9. Jogo do Dinheiro (2016)

Resultado de imagem para 9. Jogo do Dinheiro (2016)

Lee Gates (interpretado por George Clooney) dá dicas de investimento em seu programa de TV. Um dia o apresentador é sequestrado ao vivo por um homem que perdeu uma grande soma de dinheiro justamente por ter seguido suas indicações.

O filme, que traz Julia Roberts como produtora do programa televisivo, faz uma crítica ao sistema capitalista e à espetacularização do jornalismo.

10. O Mago das Mentiras (2017)

Resultado de imagem para 10. O Mago das Mentiras (2017)

Nomes de peso como Robert De Niro e Michelle Pfeiffer estão no elenco deste filme baseado em fatos reais. O longa apresenta Bernie Madoff, ex-chairman da NASDAQ e responsável pelo maior esquema Ponzi (esquema em pirâmide) já realizado no mundo. 

O filme mostra como o esquema foi sustentado por décadas, fazendo com que Madoff passasse a imagem de um grande investidor enquanto criava uma pirâmide insustentável – composta por grandes investidores. O longa também relata como o esquema acabou após a crise de 2008.

Para quem gosta de conhecer histórias reais no âmbito do mercado financeiro, “O Mago das Mentiras” é o título ideal. 

Esta foi nossa lista dos top filmes sobre o mercado financeiro. Você tem algum outro para indicar? Compartilhe conosco suas indicações!

Caso já tenha visto algum dos filmes da nossa relação, deixe um comentário contando sua opinião sobre ele. Suas sugestões e opiniões poderão ser muito úteis para outros investidores!

Banner

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.