Educação Financeira

5 Aplicativos financeiros que vale a pena conhecer

Voltar

Manter o controle das finanças pode não ser uma tarefa simples. Muitas pessoas não conseguem sequer poupar para ter uma reserva financeira, e existem diversos motivos para isso. Entre eles, está a falta de planejamento e organização. Nesse sentido, os aplicativos financeiros podem ser ótimos auxiliares.

Com o apoio da tecnologia, você não precisa gastar para ter acesso a boas ferramentas de controle financeiro. Existem diversos aplicativos para smartphones gratuitos e que podem ajudá-lo a administrar as finanças pessoais no dia a dia.

Neste artigo, você encontrará 5 apps financeiros que vale a pena conhecer. Vamos lá?

Importância de contar com a tecnologia ao cuidar das finanças

Planejamento financeiro não significa lidar com cálculos e planilhas o dia inteiro. Essa atividade é fundamental para ter mais conforto e segurança no orçamento. Quem se organiza consegue identificar desperdícios e gastos que podem ser cortados.

Isso permite saber exatamente para onde vai o seu dinheiro, evitando cair em fontes de crédito. Ou seja, quem cuida das finanças vive uma vida mais tranquila, pois está preparado para lidar com imprevistos.

Além disso, a organização e o planejamento financeiro ajudam a alcançar sonhos e objetivos. Mas se você não sabe como cuidar das finanças com eficiência, não se preocupe. A tecnologia pode ajudar nesse processo e já existem diversos aplicativos financeiros para facilitar sua vida.

A grande vantagem dos apps, além da simplicidade de uso, é a mobilidade. A maioria tem versões para smartphone, o que permite que você lance suas despesas no momento que elas acontecem. Assim, você não corre o risco de esquecer ao deixar para anotar depois que chegar em casa.

Também há aplicativos que se conectam às suas contas correntes e fazem os lançamentos de forma automática, desde que os gastos sejam feitos no cartão. Ao usuário, cabe apenas criar categorias para cada despesa.

A classificação pode ser feita de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, lazer, educação, transporte, moradia etc. Outra dica é aproveitar a oportunidade para definir limites para os seus gastos mensais.



Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



5 aplicativos financeiros para usar no dia a dia

Sabendo como a tecnologia pode ser útil para o planejamento financeiro, fica mais fácil se motivar para usá-la no dia a dia. Então, que tal conhecer 5 aplicativos de finanças e investimentos para ter no celular?

Confira a partir de agora e escolha aqueles que mais se alinham às suas necessidades!

1. Mobills

O Mobills é um dos apps financeiros mais completos do mercado. São diversas funcionalidades que permitem controlar os gastos. Ele é ideal para substituir as planilhas longas e complicadas por uma ferramenta muito mais simples e intuitiva.

O aplicativo agiliza o registro das informações e fornece gráficos interativos. Outro ponto interessante é que ele permite fazer a integração com cartões de crédito, melhorando o controle de gastos e ganhos durante o mês.

Com os gráficos comparativos, é possível ter uma boa noção das despesas recorrentes. Todas as informações são sincronizadas automaticamente na nuvem, mantendo a ferramenta atualizada. Isso também permite acessar facilmente a aplicação pelo computador.

A plataforma está disponível para Android e iOS. Também é possível cadastrar e consultar os gastos por meio da importação de SMS e de outros aplicativos, além de categorizar as despesas por geolocalização.

2. Guia Bolso

Talvez você já tenha ouvido falar do Guia Bolso, pois ele é um dos aplicativos financeiros mais utilizados para cuidar do dinheiro. O grande diferencial é que a plataforma conecta todas as suas contas bancárias.

E você não precisa se preocupar com isso, pois a ferramenta conta com criptografia de ponta a ponta – o que garante um alto nível de segurança. Assim, o aplicativo pode ser utilizado para controlar as finanças de forma automática.

Além disso, é possível controlar melhor as contas futuras, de acordo com seus gastos mensais. O app também tem a função de empréstimo pessoal. O objetivo é que você possa acompanhar e contratar as melhores ofertas de crédito disponibilizadas pelas instituições financeiras.

3. Minhas Finanças

O app Minhas Finanças tem uma interface simples e permite fazer um controle completo sobre as finanças pessoais. Com ele, você pode visualizar como está o seu fluxo de caixa inicial, previsto e atual.

Também existem diversas categorizações de receitas, transferências e despesas. Você pode, ainda, personalizar as categorias e contas com vários ícones – inclusive dos bancos, o que facilita a visualização.

Se você se interessar pela versão premium, ela permite fazer orçamentos do que ganha e gasta, propor metas, calcular investimentos e encargos de boletos vencidos, controlar o cartão de crédito, entre outras funções.

Os relatórios costumam ser bem completos, permitindo que você faça pesquisas de todos os tipos, até mesmo buscando por recorrência da conta. Disponível apenas para Android.

4. Organizze

O Organizze conecta diversas contas online, permitindo que você acesse o saldo de todas elas. O app também exibe um demonstrativo dos lançamentos de todos os meses.

Além disso, a aplicação é completamente personalizável. É possível, por exemplo, dividir as categorias em subcategorias, facilitando a organização do seu orçamento e respeitando as suas necessidades.

Um diferencial da ferramenta é que não é necessário ter conexão com a internet para que ela funcione. Assim como o Guia Bolso, a sincronização dos dados ocorre de forma criptografada, o que garante mais segurança para o usuário.



Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções



5. XP Investimentos

O aplicativo da corretora XP Investimentos é intuitivo e permite se conectar com todos os canais e produtos da XP. As informações sobre sua conta e seus investimentos na instituição podem ser facilmente visualizadas.

Também é possível personalizar os itens que aparecem na home e no menu de navegação. Você pode optar por tudo o que mais lhe interessa, como investimentos, renda fixa, conta XP, renda variável, entre outros.

Se você ainda não investe pela corretora, basta responder algumas perguntas para conhecer seu perfil de investidor e ter acesso ao amplo leque de produtos disponíveis na instituição. Com esse aplicativo (Android e iOS), ficará muito mais fácil alcançar seus objetivos financeiros com segurança e praticidade.

Como você percebeu, com suporte da tecnologia, os aplicativos financeiros podem se tornar um dos grandes apoios para suas finanças pessoais. Além de ajudarem no planejamento dos gastos, eles permitem organizar seus investimentos e a identificar o seu fluxo financeiro e o desempenho da sua carteira.

Então, escolha aqueles que mais se adéquam às suas necessidades e comece agora a cuidar melhor do seu dinheiro e dos seus investimentos!

Quer ampliar a sua educação financeira? Então complemente a leitura e conheça 8 livros sobre investimentos para iniciantes que você precisa ler agora!



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Método Investimentos

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.