Educação Financeira

7 Erros de traders iniciantes que você deve evitar

Por
Voltar

O mercado financeiro oferece oportunidades tanto no longo quanto no curto prazo. No entanto, ao começar as operações na bolsa de valores, muitos traders iniciantes não se comportam de maneira condizente com as melhores estratégias.

Além disso, muitos deles são levados pelas emoções, o que não é indicado, pois pode gerar erros fatais. Com isso, as chances de sucesso reduzem e o trader pode sair das operações com muitos prejuízos.

Pensando nisso, confira este artigo com os 7 principais erros que os traders iniciantes cometem e que você deve evitar!

1. Acreditar que pode ganhar dinheiro rápido e fácil na bolsa

A vida de trader pode parecer fácil, como mostram as imagens de pessoas operando em seus notebooks enquanto curtem um dia de praia. No entanto, essa não é a realidade da maioria dos especuladores – principalmente os iniciantes.

Muitas vezes, as pessoas veem e tratam a modalidade day trade, por exemplo, como forma de ganhar muito dinheiro de maneira simples e rápida. Nesse tipo de operação, a compra e a venda dos ativos e derivativos são feitas no mesmo dia.

Mas é importante ter cuidado, porque a realidade não é bem essa. Lucrar com a especulação é possível, mas exige conhecimento, tempo de estudo e prática. Além disso, não existe apenas o day trade, mas outras estratégias de especulação.

Para aumentar suas probabilidades de sucesso, não seja eufórico e ache que terá lucros exorbitantes em poucos dias ou semanas. É importante considerar os riscos e prejuízos. Antes de operar, é importante ter uma reserva de emergência, por exemplo.


Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos.


2. Fazer operações com grande volume de dinheiro

O maior desafio do trader iniciante é gerar um histórico de resultados consistentes. No começo, os riscos pela falta de conhecimento e experiência são altos. Por isso, o ideal pode ser começar com pouco capital.

Somente após alcançar um patamar mais experiente você deve aumentar o volume financeiro que será operado. Se começar com muito dinheiro, as perdas iniciais podem trazer prejuízos desnecessários.

É sempre importante ter em mente que as perdas podem ocorrer e provavelmente ocorrerão. No início, nos falta competências que serão adquiridas ao longo do tempo. É por esse motivo que a segurança é maior quando se arrisca uma quantia menor.

Assim, o valor que você perderá durante o processo de aprendizagem será mínimo. Depois que a consistência de resultados positivos for atingida, é possível operar com montantes mais elevados.

3. Não ter disciplina e ser impaciente

Operar na bolsa não é uma atitude indicada para pessoas impacientes e que não têm disciplina. Realizar o processo sem um planejamento pode resultar em perdas expressivas e que dificultam o seu desenvolvimento no mercado.

Portanto, respeite os seus limites para que você tenha resultados positivos ao longo dos dias, meses e anos. O melhor é fazer um trading plan e definir uma estratégia de investimento que deve ser seguida e respeitada.

Depois disso, tenha paciência e disciplina, focando nos seus alvos e tendo formas de manejar o risco. Por exemplo, cadastrando o stop loss das operações para limitar perdas. Lembre-se de que o melhor caminho para o trader iniciante é o autocontrole e o autoconhecimento.

4. Deixar as emoções dominarem

É importante entender que a especulação não é um tipo de operação para qualquer pessoa. Em algum momento, o mercado poderá se comportar de uma forma diferente da esperada, o que tende a testar nossa estabilidade emocional.

Pessoas ansiosas, que se irritam com facilidade e que têm dificuldade em lidar com os próprios erros, por exemplo, terão dificuldades para se adequar a essas operações. Mas não se preocupe, porque a maioria dessas características comportamentais pode ser melhorada.

No entanto, esse processo de adaptação é lento. Busque conhecer e melhorar suas habilidades emocionais, lembrando de que elas são essenciais para que suas emoções não prejudiquem os seus resultados.


Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos.


5. Tentar operar notícias sem experiência

É fato que notícias e informações econômicas mexem com o mercado. Inclusive, grandes instituições financeiras já desenvolveram poderosos algoritmos para processar esses dados e agir com a velocidade que nenhum ser humano conseguiria.

Por causa disso, não é interessante que você tente disputar com essas máquinas ou grandes players sem experiência. Em vez disso, busque reagir de forma consciente aos movimentos causados por tais eventos e mantenha sua estratégia.

Nesses momentos, é comum ter o desejo de seguir a manada, mas tenha controle emocional e foco para entender a situação. Além disso, o mercado costuma reagir de forma lógica diante de situações alarmantes. Então, em muitos casos, você pode apenas seguir o fluxo dos negócios.

6. Não fazer uma boa análise antes de começar

É fundamental que o trader iniciante se dedique para dominar as técnicas de análise do mercado e para identificar qual delas se adapta melhor ao seu perfil. Não existe apenas um método para operar no mercado financeiro. Assim, seguir a estratégia de outra pessoa pode não ser a melhor opção.

A análise técnica (ou gráfica) é um dos métodos mais conhecidos entre os traders. Ela consiste em estudar o preço dos ativos e derivativos ao longo do tempo, com o auxílio de gráficos que ajudam a identificar tendências do mercado.

No entanto, é preciso saber como interpretar os dados para operar no mercado financeiro baseado na análise. Os traders podem utilizar mais métodos e ferramentas de análise para obter resultados melhores e mais precisos.

Com isso, é possível ter mais informações e segurança para operar no mercado financeiro. O objetivo é tomar decisões mais acertadas e mitigar os riscos que a especulação pode oferecer, especialmente para quem é trader iniciante.

7. Deixar de investir em estudos

Como você viu, operar na bolsa de valores não é uma atividade intuitiva. É necessário aprender diversos conceitos técnicos, como funcionamento do mercado e das ferramentas, tipos de análise, informações e notícias relevantes etc.

Também é importante desenvolver habilidades para fazer uma boa gestão de risco, executar suas operações e ter controle emocional. Todo esse processo de evolução exige muito tempo de dedicação e estudo.

E isso deve ser contínuo, pois mudanças ocorrem a todo momento. Lembre-se de que não existe atalho, e focar apenas no retorno financeiro pode fazer com que você tome decisões pouco acertadas.

Operar no mercado financeiro não é tão simples como muitos imaginam. Deixar de analisar os principais erros que os traders iniciantes cometem pode resultar em prejuízos incalculáveis. Por isso, evite essas falhas e tenha muito cuidado ao especular na bolsa de valores!

Agora que você sabe mais sobre o assunto, não deixe de complementar a leitura e entenda como declarar o Imposto de Renda para traders!


Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções.



Curso Trava Estruturada de Renda FIxa