Educação Financeira

As melhores empresas pagadoras de dividendos

Por
Voltar

Hoje em dia, muitas pessoas vêm investindo em ações com objetivo único de conseguir uma renda passiva através do mercado financeiro. Ao mesmo tempo, existem pessoas que possuem dúvidas do que são as empresas pagadoras de dividendos.

De modo geral, as ações oferecem para os investidores diversas possibilidades de receber a fração ao longo do tempo dos lucros obtidos.

Esse tipo de estratégia é muito útil, pois é possível acumular capital e também fazer com que ele trabalhe por você. Por isso, se o seu objetivo é conseguir viver de renda dos investimentos, por exemplo, para quando você se aposentar, continue lendo para que possa conhecer as empresas da bolsa de valores que pagam dividendos.


Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções


O que é ação?

Para saber um pouco mais sobre as pagadoras de dividendos, é necessário saber um pouco mais sobre o que são as ações. Uma vez que para poder ter o acesso a esses proventos é preciso adquirir esses papéis.

Uma maneira que as companhias utilizam para levantar recursos para que possam financiar os projetos e também a expansão é contar com a abertura de capital na bolsa.

Esse processo é conhecido de Initial Public Offering (IPO) , que serve para a empresa lançar os papéis no mercado e qualquer indivíduo pode adquirir.

Os papéis são chamados de ações, que nos termos financeiros, tratam-se de uma pequena fração negociável dentro do capital social que está disponível por uma organização. Desse modo, o indivíduo que adquire essa fração se torna acionista e também passa a compartilhar todos os riscos e resultados do negócio.

O que são pagadoras de dividendo?

Existem várias maneiras de uma empresa conseguir recompensar os indivíduos que investiram nas ações. A mais famosa delas é a distribuição de dividendos, além de ser muito almejada por todos os investidores. É necessário entender qual a maneira que os pagamentos são feitos para conseguir direcionar as estratégias.

Como já sabemos, ao investir nas ações, os acionistas poderão participar de todos os resultados da empresa. Segundo a Lei das Sociedades Anônimas (S.A), as companhias de capital aberto devem distribuir os lucros dos exercícios fiscais de modo dividido.

A legislação não deixou claro um valor mínimo, dessa maneira, cada empresa consegue trabalhar com um percentual para realizar o pagamento. Mas é muito comum que essa distribuição seja estipulada em 25% dos lucros para a finalidade de dividendos.

Os dividendos passam a representar uma parte dos lucros da companhia que for destinada para o acionista. Portanto, esse tipo de alternativa pode ser a mais adequada para os indivíduos que procuram uma maneira de conseguir uma renda passiva dentro do mercado financeiro. Entretanto, não existe uma garantia de ganhos.

Como funcionam as pagadoras de dividendos?

Você já entendeu sobre o conceito de dividendos e ações. Agora, chegou a hora de entender como é feita a sua distribuição.

O pagamento é feito em dinheiro pelo menos uma vez no ano. Mas esse processo só é feito depois de definir a sua proporção dos lucros líquidos que serão distribuídos.

Por isso, diversas companhias possuem um intervalo menor de distribuição para conseguir novos investidores. Nesse caso, é necessário prestar atenção nas condições fundamentais para que a empresa possa distribuir os dividendos e também para realizar os lucros. Caso seja ao contrário, não haverá ganhos para realizar a distribuição.

Desse modo, é muito importante ficar sempre atento nas divulgações dos resultados nas companhias que investe, pois é através dessas informações que é acessível para todas as pessoas do mercado, que os acionistas ficam sabendo em qual período será distribuído os dividendos.

Agora, ao falar das pagadoras de dividendos, é impossível deixar de lado o dividend yield (DY), que é um indicador de análise fundamentalista que consegue mostrar todo o desempenho das empresas conforme os dividendos forem distribuídos com os seus acionistas.

Dessa maneira, é de extrema importância saber sobre as pagadoras de dividendos, sempre buscando entender o DY, que é um indicador que deve sempre ser analisado.


Começando a investir? Obtenha agora um ebook grátis com 4 dicas de investimentos


Empresas que são pagadoras de dividendos

Você chegou num ponto muito importante, sendo sinal de que aprendeu acima um grande volume de informações sobre os dividendos. Mas ainda é necessário aprender sobre as companhias que possuem grande volume dessas distribuições.

Antes de tudo, você precisa entender que não tem como prever os resultados da renda variável. Isso também acontece com os dividendos.

Então, como já sabemos que para que a empresa possa realizar o pagamento é necessário ter lucros, o que pode acontecer é de em um período ou mais de não obtê-los. Veja abaixo algumas pagadoras de dividendos no Brasil:

  • Vale (VALE3)

A Vale foi criada no ano de 1942, através do Decreto Lei n° 4.352/42 pelo presidente Getúlio Vargas. Ela é a maior produtora de minério de ferro localizada no mundo todo.

Em 1996, a Vale passou pela privatização e se tornou a maior companhia de bolsa de valores do Brasil.

  • Petrobras (PETR4)

A Petrobras trabalha com a exploração, refino e produção de petróleo. Ela surgiu em 1953 com a extração de petróleo e foi até 1997. Mas somente em 2020, ela foi classificada como a maior empresa pública pagadora de dividendos localizada no mundo.

  • Banco do Brasil (BBAS3)

No país, o Banco do Brasil foi o primeiro a surgir, fundado no ano de 1808. As suas ações a metade pertencem ao Governo brasileiro.

O banco possui várias agências espalhadas, sem contar que é o maior da América Latina.


Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos


  • Itaú (ITUB4)

O Itaú Unibanco surgiu em 2008, através da fusão do Banco Itaú com o Unibanco. Ele é considerado o maior banco brasileiro, por causa de ter feito o maior aglomerado do Hemisfério Sul.

Você conheceu algumas empresas pagadoras de dividendos. Agora é necessário analisar com mais profundidade para conseguir identificar qual delas faz mais sentido para a sua carteira.

Além disso, não se esqueça que as tomadas de decisões são totalmente pessoais e elas devem ser baseadas nos seus objetivos e também no seu perfil.


Curso Trava Estruturada de Renda FIxa