Educação Financeira

Black & Scholes: conheça este modelo de precificação de opções

Por
Voltar

Os esforços para avaliar derivativos começaram há muito tempo. Porém, muitos modelos não avaliavam os riscos de forma correta. Foi então que, na década de 1970, professores norte-americanos das Universidades de Harvard e de Stanford desenvolveram a fórmula Black & Scholes.

O preço de uma opção de compra ou venda de uma Ação na bolsa de valores, por exemplo, dependerá da valorização (ou desvalorização) incerta do seu preço até o momento em que o prazo da operação esgota.

A contribuição dos economistas foi demonstrar que essa incerteza não representa uma barreira à formação dos preços. Quer entender melhor? Este artigo visa apresentar o modelo de precificação de opções Black & Scholes.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é o modelo Black & Scholes?

O mercado de derivativos é muito amplo e oferece diversas estratégias de especulação e de hedge para quem busca lucrar ou se proteger na bolsa. Um dos conceitos fundamentais para quem deseja operar opções é o modelo Black & Scholes.

Ele foi o primeiro modelo amplamente divulgado para precificar opções. E pode calcular o preço justo através da análise de variáveis. Por exemplo, o preço de exercício, os preços dos ativos, os dividendos esperados, o tempo de expiração, as taxas de juros projetadas e a volatilidade esperada.

Assim, o objetivo de Black & Scholes é determinar o preço de uma opção em função da cotação do ativo e de outras variáveis conhecidas. No entanto, não são todos os preços de opções que podem ser calculados por meio da fórmula, como você verá adiante.

Uma opção é caracterizada pelo:

• prêmio (valor pago para se ter o direito de comprar ou vender);

• preço de exercício (preço pelo qual o detentor da opção poderá comprar ou vender o ativo);

• exercício (data limite para que o dono da opção exerça seu direito).


Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções


Como o modelo foi desenvolvido?

Myron Scholes, Fischer Black e Robert Merton foram o grupo que desenvolveu uma solução para o problema de precificação de uma opção. Em 1973, eles publicaram o que foi difundido mundialmente como a fórmula Black & Scholes.

Diversas alterações nesse modelo já foram realizadas com o objetivo de maximizar a sua utilidade. Com isso, sua função de somente precificar opções foi ampliada e novos critérios para analisar o mercado mais a fundo foram criados.

Ainda hoje, muitas pessoas utilizam a fórmula para avaliar as opções disponíveis no mercado. O modelo tem diversas aplicabilidades e criou novas áreas de pesquisa, até mesmo fora da economia financeira.

Com o desenvolvimento do método Black & Scholes, os economistas Robert C. Merton e Myron S. Scholes receberam o Prêmio Nobel de Economia de 1997.

Qual é a essência da fórmula?

Existem dois pontos fundamentais por trás do modelo Black & Scholes: o retorno esperado e a volatilidade (característica associada à variação de preços). O primeiro depende do risco da ação da qual a opção deriva, pois quanto maior o risco, maior tende a ser o seu retorno.

Além disso, a taxa de juros da economia influencia o mercado de ações, pois ela baliza os retornos esperados para todos os ativos. Com relação à volatilidade, ela representa o grau de incerteza em relação ao retorno esperado, mas não é diretamente observável.

Ainda assim, é possível fazer o cálculo indireto da volatilidade, por meio da volatilidade implícita. Ela é usada como referência para as estimativas feitas pelos outros agentes do mercado. Por meio dela, pode-se calcular os valores de outras opções de uma mesma ação.

Como calcular?

A partir de informações de mercado e da volatilidade, o modelo Black & Scholes propõe uma fórmula para calcular o preço das opções do tipo europeia.

Esse ponto é muito importante, porque a fórmula não funciona tão bem no caso da modalidade de opções americana, em que o dono da opção pode exercer o seu direito a qualquer momento.

Para fazer o cálculo, é necessário entender quais são as suas premissas. Além disso, ele não é simples. Por esse motivo, o ideal é contar com a ajuda de computadores, calculadoras online ou utilizar o Excel com cotações em tempo real.

O cálculo da opção call (compra) é realizado da mesma maneira que o cálculo da opção put (venda), porém com sinal inverso.

As principais variáveis para calcular o prêmio de uma call europeia são:

• preço de exercício do ativo;

• data de exercício, com prazo medido como fração de um ano;

• preço da Ação da qual deriva a opção call ou put;

• taxa de juros livre de risco com período anual e calculada como taxa instantânea na forma de capitalização contínua;

• volatilidade anual (normalmente medida como o desvio-padrão dos retornos da ação).

Quais são as principais características do modelo Black & Scholes?

A função dos estudos no âmbito da economia não é produzir modelos que tenham a aspiração de descrever o mundo, mas de isolar o que é importante para a solução de problemas. Assim, os modelos econômicos são analisados com base na sua capacidade preditiva.

Como características fundamentais do modelo de Black & Scholes é possível considerar:

• a taxa de juros é constante ao longo do tempo;

• os preços dos ativos seguem um caminho aleatório, com distribuição lognormal (suposições do modelo) e volatilidade constante dos retornos diários;

• o ativo não paga dividendos ou outros proventos;

• a opção é do tipo europeia, ou seja, só pode ser exercida na data limite de exercício;

• não há custos de transação na compra ou venda da opção ou do ativo;

• é possível negociar qualquer quantidade fracionária da opção ou do ativo;

• não é possível realizar arbitragem;

• é possível ficar em posição vendida em opções, o que significa que a operação de venda pode ser feita sem ter o derivativo.

Como você viu, o modelo de precificação de opções Black & Scholes leva em consideração diversas variáveis. Por isso, envolve certa complexidade. Entretanto, isso também garante que os resultados no momento de precificar uma opção sejam mais precisos!

Quer aprender a operar opções? Então não deixe de fazer nosso curso sobre o tema!



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Método Investimentos