Educação Financeira

Como comprar Ouro na bolsa e qual código escolher?

Por
Voltar

Você já deve ter ouvido falar na importância de diversificar seus investimentos, certo? Com essa estratégia, é possível fazer um manejo de risco e até mesmo melhorar a rentabilidade da sua carteira. Para se proteger de crises, há pessoas que decidem comprar Ouro.

Acontece que esse tipo de operação tem suas particularidades. É importante, por exemplo, saber qual é o código do Ouro na bolsa. Também é preciso conhecer o passo a passo de como investir no metal.

Quer aprender tudo o que precisa e entender o motivo de muitas pessoas investirem no metal? Então continue a leitura e confira as informações!


Conheça nosso novo treinamento Academia de Investidores na Bolsa de Valores


Por que investir em Ouro?

Entre as razões para investir em Ouro, uma das principais é a diversificação, com foco em proteger a carteira. Diversificar o portfólio de investimentos é sempre a melhor estratégia para manter o risco em um nível aceitável.

O objetivo é mesclar investimentos diferentes para ter características variadas. Escolhendo, por exemplo, entre CDBs, LCIs e LCAs, Tesouro Selic, Ações, Debêntures, etc. De modo geral, há bastante espaço para diversificação. Afinal, existem centenas de possibilidades no mercado.

O Ouro é mais uma alternativa para você diversificar. Ele tem uma característica que chama a atenção: a correlação negativa com outros investimentos da renda variável. Ou seja, é comum que quando a bolsa apresenta queda, a cotação do metal aumente. E vice-versa.

Por esse motivo, o Ouro pode ser uma maneira de você fazer uma diversificação mais eficiente na sua carteira. Em momentos de crise, por exemplo, em que diversas Ações da sua carteira passem por desvalorização, o aumento do preço dele traz equilíbrio.

Além disso, o Ouro tem um valor intrínseco, diferente das moedas, que têm um valor representativo. Sua cotação não depende de algum país específico. Por isso, muitas pessoas — e Governos — investem nele para proteger o capital.

Por fim, também há pessoas que operam com Ouro para especular. Se elas consideram que o metal terá valorização, por exemplo, podem comprar para lucrar na venda. Naturalmente, a expectativa pode não se concretizar, resultando em prejuízo.

Como comprar Ouro na bolsa?

Agora você já sabe por que há pessoas que investem em Ouro. Mas como fazer esse tipo de negociação? Uma maneira de investir em Ouro é comprar cotas de algum Fundo de Investimento que aloque recursos no ativo.

Também é possível que a negociação do Ouro seja feita na bolsa, por meio do home broker da corretoras de valores. Se você já comprou Ações, já está familiarizado com a plataforma. Contudo, o Ouro não é negociado no mercado à vista — o mesmo das Ações.

A operação com Ouro se dá no mercado futuro. Saiba mais sobre ele!

O mercado futuro

Já ouviu falar do mercado futuro? Não é difícil entender do que se trata. Basicamente, é o seguinte:

  •  no mercado à vista, negociam-se ativos e algumas modalidades com liquidação em breve;
  •  no mercado futuro, negociam-se derivativos que visam uma data no futuro, como os Contratos Futuros.

O mercado futuro foi criado para beneficiar os produtores rurais. Afinal, desde o plantio até a colheita e a venda, geralmente ocorrem variações no preço das commodities (café, soja, milho etc.). Por meio dos contratos futuros, as duas partes combinam um preço e estabelecem um prazo.

Mesmo que o preço suba ou desça até o dia da venda, o produtor receberá o valor combinado em contrato. Assim, a operação com derivativos serve como forma de ter uma previsibilidade em relação aos ganhos.

Hoje, os contratos futuros seguem sendo usados para negociação de derivativos de commodities e ativos. Logo, são uma forma de comprar Ouro na bolsa.


Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções


Como acessar contratos futuros?

Achou interessante a ideia de investir em Ouro? Agora você verá um passo para fazer a negociação!

1. Abra uma conta em uma corretora de valores

Para operar na bolsa, é preciso contar com a intermediação de uma corretora de valores. Portanto, a primeira etapa é abrir sua conta. Depois, basta transferir dinheiro para ela. Desse modo, você terá recursos disponíveis para negociar ativos e derivativos.

2. Aprenda a usar o home broker

Se você já investe em Ações, será mais fácil. Se não é o seu caso, aproveite todo o conteúdo que nós temos aqui no blog e aprenda a operar nos mercados à vista e futuro.

O funcionamento do home broker é simples. Basta digitar os códigos e emitir ordens de compra e venda.

3. Localize os contratos futuros de Ouro

Os tickers são os códigos utilizados para identificar ativos e derivativos que você deseja negociar. Nesse campo, será preciso digitar o código do Ouro. Existem três possibilidades:

  •  OZ1D – lote padrão de 250 gramas;
  •  OZ2D – lote fracionário de 10 gramas;
  •  OZ3D – lote fracionário de 0,225 gramas.

Depois de localizar o contrato futuro desejado, informe quantas unidades você deseja. Em seguida, confirme a ordem de compra. Agora você já sabe qual é o código do Ouro na bolsa e como investir no metal.


Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos


Como decidir se vale a pena investir em Ouro?

Depois de entender tudo sobre o Ouro, é hora de saber se o investimento é interessante para o seu caso. Lembre-se de que não se deve investir sem conhecer a possibilidade. Um primeiro cuidado importante é analisar o seu perfil de investidor.

Como o preço do Ouro é volátil, é preciso entender os maiores riscos e estar disposto a se expor a eles. Por isso, não é o mais indicado para investidores conservadores. Os moderados e arrojados, especialmente que já investem em renda variável, estão mais inclinados ao metal.

Considere, também, os seus objetivos. Por exemplo, o Ouro pode ser interessante para compor a parcela de diversificação e proteger você de quedas na bolsa. Mas certamente não é válido para uma reserva de emergência.

Afinal, se você precisar do dinheiro, pode ser necessário vender os contratos com o preço mais baixo, o que resultaria em prejuízo. Por isso, tenha objetivos claros na mente antes de investir em Ouro. Isso ajudará você a tomar uma boa decisão.

Depois de conhecer o código do Ouro na bolsa e aprender a negociá-lo, não se esqueça do mais importante. Isto é: só invista em Ouro após considerar os fatores que apontamos. Seus investimentos devem estar alinhados com o seu perfil e os seus objetivos, certo?

Que tal continuar se informando sobre investimentos? Confira o artigo em que explicamos o que você pode fazer para seu dinheiro render mais!


Banner