Educação Financeira

Conta digital: qual é a melhor para mim?

Voltar

Parece que os dias de comparecer a uma agência bancária estão ficando para trás. Isso porque, ao entrarmos na era dos aplicativos, tornou-se possível checar o saldo, fazer transferências, pagar boletos e acompanhar o extrato da conta corrente pelo celular ou computador. 

Essas e muitas outras funções podem ser encontradas em uma conta digital – modalidade que conquista cada vez mais fãs e clientes no Brasil e no mundo. Diante das inúmeras opções de contas digitais no mercado, no entanto, fica a dúvida: qual conta digital é melhor para você?

Quer saber como responder essa pergunta e descobrir algumas das principais opções de conta digital do mercado? Então confira as informações deste artigo!



Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



O que é uma conta digital?

Basicamente, uma conta digital é aquela na qual as transações são realizadas online. Isto é, por meio do aplicativo ou site da instituição financeira ou fintech (startups financeiras). 

O cliente tem acesso a todos os serviços bancários por meio do seu celular ou computador, de maneira simples, sem burocracia. Nessas plataformas, é possível realizar movimentações financeiras e fica mais fácil controlar as finanças

O fato de não depender de um caixa eletrônico ou de uma agência bancária faz com que a manutenção da conta traga menos gastos para o banco. Com isso, uma das principais características da modalidade digital é não cobrar cestas de serviços e nem ter taxas para determinadas transações (como transferências).

Quais são as vantagens da conta digital?

Há muitos benefícios que justificam o uso da conta digital. Entre os maiores, podemos citar a praticidade. 

Ela faz com que você praticamente não precise utilizar um caixa eletrônico ou agência bancária. Com isso, além de evitar deslocamentos, é possível se livrar do estresse das filas de espera. 

A conta digital permite que você receba transferências e depósitos em dinheiro (por meio do pagamento de boletos) ou cheque (basta tirar uma foto dele). Também possibilita a realização de pagamentos e transferências. 

Você usufrui, ainda, da vantagem de acompanhar as transações e guardar seus comprovantes de maneira muito mais simples. 

A qualquer momento, é possível checar seu extrato no celular. Toda essa praticidade é oferecida, muitas vezes, com custo zero. Assim, a economia é outro dos grandes benefícios de abrir uma conta digital. 

Contas digitais x contas tradicionais

Os bancos tradicionais têm uma modalidade de conta sem taxas, que é o pacote de serviços essenciais. Apesar de vantajosa, essa opção é menos atrativa do que a conta digital, pois a quantidade de serviços é limitada (por exemplo, o cliente só pode fazer duas transferências por mês). 

Na conta digital, você é livre para fazer quantas transferências precisar, sem ter que pagar uma taxa por isso. Muito interessante, não é mesmo?

Vale ressaltar também que, há alguns anos, os bancos tradicionais ofereciam aos seus correntistas a opção de abrir uma conta digital. 

Entretanto, a maior parte deles descontinuaram essa alternativa e, hoje em dia, apenas os clientes que abriram sua conta digital no passado podem usufruir dessa modalidade se desejar manter vínculo com bancos tradicionais de varejo.

Quais são as principais contas digitais do mercado?

Diante das inúmeras opções de contas digitais disponíveis no mercado, fica difícil escolher a melhor opção. Para ajudar você nesta tarefa, separamos algumas informações de três das mais conhecidas contas digitais do mercado.

Confira a seguir quais são elas e suas principais características!

Inter

Entre as alternativas digitais mais conhecidas do mercado está o banco Inter (antigamente, chamado de Intermedium). Ele tem uma conta digital bastante completa e não cobra por nenhum dos principais serviços oferecidos (como transferências, pagamentos de boletos e saques). 

Essa instituição também oferece cartão de crédito sem anuidade e opções de investimentos sem cobrança de algumas taxas. Um de seus diferenciais em relação aos concorrentes está no fato de o banco Inter aceitar abertura de conta jurídica.

Nuconta

O Nubank é outra instituição que faz parte das mais conhecidas quando o assunto é conta digital. Afinal, você certamente já deve ter ouvido falar da Nuconta – a conta digital do Nubank, não é mesmo?

 Os clientes que optam pela Nuconta passam a contar com cartão de débito e a possibilidade de fazerem pagamentos de boletos e transferências bancárias sem custo. 

Por enquanto, o Nubank cobra uma taxa para saques realizados em caixas eletrônicos. Mas ele apresenta um diferencial positivo: o dinheiro que fica parado na sua conta rende 100% do CDI — ou seja, você aproveita um rendimento semelhante ao do Tesouro SELIC mesmo que o valor esteja parado na sua conta corrente. 

Next

Mais uma alternativa que vale a pena citar entre as principais contas digitais do país é a Next, conta digital ligada ao Banco Bradesco. Ela também tem custo zero de mensalidade e não cobra por transferências (mas as transações são limitadas). 

Uma de suas vantagens é que clientes Bradesco podem fazer saques por ela nos caixas eletrônicos do banco sem pagar nada. Um ponto negativo é que a conta não aceita depósitos por boleto.

Qual conta digital é melhor para mim?

Você pode acompanhar algumas informações de três das melhores opções de contas digitais no Brasil. Entretanto, existem diversas outras alternativas – entre instituições e fintechs – que oferecem esta modalidade de conta.

 Não existe, portanto, uma escolha de conta digital que se adéque a todas as pessoas. Por isso, é importante que seja feita uma avaliação pessoal na hora de decidir qual conta deste tipo é a ideal para você.

Um dos cuidados necessários na hora de escolher a melhor conta é pesquisar sobre a segurança financeira da fintech ou banco. Afinal, o seu dinheiro vai estar nele e é preciso ter confiança de que a instituição não vai quebrar. 

Nesse quesito, vale a pena checar informações no site do BancoData, afim de verificar como está a saúde da instituição que está lhe oferecendo a conta digital.

Outro quesito importante é conhecer suas necessidades. Como você viu, cada alternativa apresenta alguns diferenciais em relação às outras. 

Antes de decidir, portanto, é preciso pensar sobre o que faz mais sentido na sua rotina. Por exemplo, a cobrança por saque pode ser um grande fator negativo para um cliente e, ao mesmo tempo, ser visto com indiferença por outro. 

Conclusão

Ter uma conta digital é uma opção que pode ser muito vantajosa para muita gente. Você economiza tempo e dinheiro – e muda a sua forma de se relacionar com as instituições financeiras ou fintechs. 

Para evitar problemas, no entanto, é sempre altamente recomendado não fechar a sua conta tradicional — ao menos enquanto ganha mais confiança nessa nova modalidade. Com o tempo, no entanto, pode ser que você se sinta cada vez mais confortável em migrar, definitivamente, para conta digital.

E você, já teve alguma experiência com estas contas digitais? Compartilhe-as conosco!

Se quiser continuar seu aprendizado e saber como administrar melhor o seu dinheiro, sugerimos a leitura de um artigo sobre a importância de fazer boas escolhas nos seus investimentos. Clique aqui e confira!

Método Investimentos

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.