Educação Financeira

O que é a estratégia Tape Reading? Descubra!

Por
Voltar

O mercado financeiro conta com diversas estratégias para quem especula, especialmente na bolsa de valores. Existem técnicas variadas que podem ajudar a ter resultados melhores, como é o caso do tape reading.

Esta é uma estratégia muito utilizada por traders que buscam ter sucesso em suas operações. Como as negociações nesse tipo de operação ocorrem majoritariamente no curto prazo, é importante ser um bom estrategista e acompanhar a dinâmica do mercado.

Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona o tape reading. Boa leitura!



Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



O que é tape reading?

A origem do conceito tape reading tem relação com o período no qual os pregões da bolsa aconteciam presencialmente e as compras e vendas eram negociadas pelo telefone.

Naquela época, existia uma máquina que gravava e guardava as ligações dos investidores. Ao ter acesso às gravações, era possível conhecer os ativos negociados e os seus respectivos preços. Tais informações eram muito utilizadas pelos especuladores.

Ou seja, os traders usavam os dados gravados nas ligações para tirar conclusões sobre o fluxo de negociações no dia. Assim, podiam tomar decisões sobre as próprias operações. De acordo com o volume de investimentos no dia, eles analisavam o momento de comprar ou vender.

Então, o tape Reading é uma técnica em que os especuladores acompanham a leitura dos negócios fechados (Times and Trades). A dinâmica do book de ofertas também é considerada na análise.

Como a estratégia funciona?

Ao conhecer as negociações que estão acontecendo na bolsa, os traders podem identificar os ativos negociados em maior volume. Com isso, é possível identificar movimentos e tendências no mercado — geradas por grandes players, por exemplo.

Em geral, a técnica é utilizada para observar as decisões de grandes investidores institucionais, como instituições. Normalmente, as operações feitas por eles geram tendências fortes, pois são responsáveis por negociar grandes volumes de dinheiro.

Não é a toa que o volume é um fator significativo no uso da técnica. Afinal, negociações que envolvem muitos investidores tendem a causar efeitos significativos na bolsa de valores. Um dos mais importantes é a mudança nos preços.

Quando determinados ativos ou derivativos são comprados e vendidos em maiores quantidades, é possível que aconteça um fluxo diferente nos preços. O especulador, então, busca oportunidades de compra e venda de ativos nos fluxos que analisa.

Assim, se é grande o número de investidores comprando uma ação, por exemplo, é esperado que o preço aumente. Muitos especuladores aproveitam a tendência para realizar operações de curto prazo e lucrar com a onda do mercado.

Quais as principais características do tape reading?

Conforme você viu, o tape reading pode ser uma estratégia útil para os especuladores. Uma de suas características é focar no fluxo de ordens do mercado. Logo, ele se diferencia um pouco da análise técnica, que parte dos gráficos para entender as tendências para determinado período.

A estratégia pode ser usada para minimizar os riscos e a encontrar oportunidades de compra e venda, seguindo uma onda que está se formando ou acontecendo agora. Afinal, o tape reading visa entender como o mercado se comporta durante as negociações em tempo real.

É preciso considerar, contudo, que nem sempre as análises se concretizam da forma esperada. Como o mercado funciona de forma dinâmica, sempre há riscos.



Aprenda a operar opções com o nosso treinamento Invista em Opções



Quais os objetivos de quem utiliza a estratégia?

O principal objetivo de quem utiliza o tape reading é identificar os ativos mais negociados pelos investidores. Ao analisar os maiores movimentos do mercado, o trader busca perceber tendências de preço. Por esse motivo, a ferramenta também é conhecida como análise de fluxo de ordens.

A técnica não consiste mais em escutar gravações telefônicas, como você deve imaginar. Atualmente, o pregão acontece por meio eletrônico. Apesar disso, o nome se manteve e a estratégia ainda é muito utilizada.

Quais os riscos e as vantagens do tape reading?

Antes de usar a estratégia, é importante considerar os riscos envolvidos. Por se tratar de uma técnica que serve de base para a especulação, ela é mais adequada para alguém que já tenha algum grau de experiência na bolsa.

O risco de realizar operações de curto prazo são maiores, já que você ficará exposto à volatilidade dos ativos. No entanto, com os cuidados certos, o tape reading pode ser uma ferramenta útil para realizar boas negociações de especulação.

Com relação às vantagens, podemos destacar a possibilidade de basear suas decisões nas movimentações causadas pelos grandes investidores. Análises eficientes são capazes de indicar os melhores momentos para realizar uma compra ou venda de ativos.

Quando e como utilizar a estratégia?

Agora que você sabe o que é e como funciona o tape reading, é importante estudar o tema e aprender a fazer as análises. É interessante ter bons recursos — como internet rápida e acesso a uma plataforma de investimento estável para realizar as operações com agilidade.

Também já existem softwares que ajudam a acompanhar as informações do mercado, como o volume de negociação e os preços que estão sendo praticados no mercado.

Vale entender também que existem três operações principais para análise dos dados com uso do tape reading. Confira!

Book de ofertas

É relativo às negociações que ainda estão sendo executadas. Para isso, ele mostra as ordens de compra e venda que estão abertas. Ao analisá-las, o trader pode tirar conclusões a respeito das intenções dos investidores institucionais no mercado.

Histórico de negócios

Nesse caso, o objetivo é analisar as operações que já foram executadas. O histórico de negócios pode ser utilizado para examinar diferentes períodos da bolsa. Com tais informações, o especulador busca padrões nas operações de compra e venda dos grandes investidores.

Volume de profile

Essa análise é mais específica de um histórico. Ela promove uma visão concentrada, pois exibe as áreas de acúmulo dos maiores volumes de negociação entre compradores e vendedores no mercado.

Ao especular na bolsa, é importante definir suas estratégias e utilizar ferramentas que permitem análises mais rápidas e precisas. Além de utilizar o tape reading que acabou de conhecer, você pode combinar outras técnicas.

Não se esqueça, ainda, de se manter atualizado sobre renda variável e seguir um aprendizado constante. Assim, será muito mais fácil otimizar cada vez mais suas operações e obter bons resultados!

Quer complementar o assunto? Então confira nosso guia de análise técnica para iniciantes!



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Calculadora de IR