Educação Financeira

O que fazer quando seu escritório de assessoria troca de corretora?

Voltar

Muitos investidores procuram o serviço de assessoria de investimentos para contar com ajuda na hora de conhecer os ativos disponíveis no mercado e entender o funcionamento deles. Assim, o investidor cria vínculo com um assessor que faz parte de um determinado escritório.

Por sua vez, o escritório de assessoria tem relação com uma corretora de valores — o que, consequentemente, também cria vínculo entre ela e o investidor. Afinal, os produtos que são apresentados a você estão disponíveis na corretora.

O que acontece, então, se o escritório de assessoria que lhe atende decide trocar de corretora? Você é quem deve decidir se acompanha seu assessor ou continua na instituição. Veja mais informações sobre o que fazer nesta situação!



Baixe gratuitamente o nosso simulador de investimentos



Como analisar a mudança entre corretoras?

Apesar de estar sempre ligado a uma corretora de valores, o escritório de assessoria de investimentos tem a possibilidade de mudar entre instituições. Logo, ele vivencia o desafio de levar seus clientes para a nova instituição.

Mas o investidor ou especulador não é obrigado a acompanhar a mudança. Cabe a ele decidir se considera mais vantajoso manter a relação com o escritório e trocar de corretora ou fazer o contrário — continuar utilizando a mesma instituição e procurar por outro serviço de assessoria.

Sem dúvida, não é uma decisão simples de tomar. Afinal, as opções afetam a maneira como você realiza os seus investimentos. A melhor forma de escolher é analisar as vantagens e desvantagens de cada alternativa. 

Confira dicas a seguir para tomar a melhor decisão nesta situação:

Avalie o atendimento da assessoria

O primeiro passo que os investidores costumam dar quando são pegos de surpresa por uma mudança tão significativa é analisar como é o atendimento recebido no escritório de assessoria. É importante pensar sobre a relação com o profissional que lhe acompanha.

A decisão de mudar de corretora impacta na sua carteira, então, é válido pensar na confiança que existe entre você e o profissional. Reflita se está disposto a fazer mudanças profundas para manter o atendimento com a mesma pessoa ou escritório.

Analise a corretora atual

Depois de considerar se você tem a tendência maior a manter ou trocar o vínculo com a assessoria, é fundamental analisar também a corretora que media seus investimentos até aqui. Você deseja trocar de instituição?

Tente pensar sobre aspectos centrais. Por exemplo, a estrutura oferecida por ela para renda fixa e variável, o atendimento prestado, o suporte ao cliente e, claro, os produtos. Lembre-se de que os investimentos oferecidos podem variar bastante entre as instituições do mercado.

Conheça a nova corretora

Decidir se troca ou não de corretora junto com o escritório de assessoria deve ser uma escolha racional. Não se esqueça de que seus investimentos podem sofrer algum impacto financeiro. Então, é importante colocar tudo na ponta do lápis.

Procure conhecer a nova corretora e avaliar qual é a estrutura oferecida por ela. Confira o porte da instituição, pesquise a opinião dos investidores sobre ela e dê uma atenção especial para avaliar os produtos oferecidos: eles são mais ou menos vantajosos do que os da sua corretora atual?

Procure por outros escritórios de assessoria

Quando um escritório muda de corretora significa que, de qualquer forma, o investidor passará por algumas mudanças. Afinal, ou você opta por também trocar de corretora e manter o assessor, ou troca de escritório e procura por outro serviço de assessoria.

Logo, assim como é importante pesquisar sobre as instituições financeiras e comparar os diferenciais de cada uma, vale a pena analisar outros escritórios de assessoria. Se a sua opção for manter a corretora atual, será preciso escolher um novo assessor de qualidade para lhe acompanhar.

Como decidir entre uma corretora e um banco?

Até aqui você viu o que fazer na possibilidade do escritório de assessoria propor uma mudança entre duas corretoras. Mas também pode acontecer de ele decidir sair de uma corretora de valores e passar a ter vínculo com um banco.

A situação é um pouco diferente, pois pode trazer algumas limitações particulares. Então, também vale a pena seguir as dicas que demos anteriormente sobre como avaliar tanto o escritório quanto as instituições financeiras, mas é preciso ir além.

Considere as diferenças entre uma corretora de valores e um banco. Geralmente, os bancos apresentam uma prateleira de investimentos menor do que as corretoras, têm menos estrutura para a renda variável e podem ter atendimento mais distante.

Os detalhes representam desvantagens para o investidor. Assim, se o seu escritório de assessoria propõe a migração entre corretora e banco é muito importante avaliar sobre o que você estaria abrindo mão e quais seriam as vantagens práticas para você, investidor.

Em resumo, procure avaliar com bastante atenção o atendimento e a estrutura da sua corretora atual para concluir se a troca vale a pena ou não. Lembre-se de que a escolha cabe a cada investidor e você é autônomo para procurar novos assessores de investimentos.

Agora você já sabe o que fazer em caso de troca de corretora por parte do escritório de assessoria que lhe atende. Se perceber que a mudança não é interessante e quiser continuar usufruindo da instituição que já utiliza, é possível procurar outro escritório de assessoria para lhe atender. Assim, ficará mais fácil se manter satisfeito ao investir.

Quer aproveitar todos os benefícios da estrutura da XP – a maior corretora de valores brasileira – na hora de investir? Entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar!



Quer investir com a ajuda de um especialista? Receba o auxílio gratuito de um assessor de investimentos



Curso Trava Estruturada de Renda FIxa

Luis Outi

https://investidorindependente.com/

Amante do mercado financeiro. Trabalho no mercado financeiro desde 2008, especializado no mercado de renda variável e de derivativos, também conhecido como opções.