Se você costuma estar sempre buscando novos aprendizados sobre investimentos ou gosta de saber sobre as oportunidades disponíveis no mercado financeiro, certamente a sigla ANCORD lhe será bastante familiar.

Uma organização que representa empresas do mercado financeiro, a ANCORD é responsável por oferecer uma das principais certificações do segmento: a de Agente Autônomo de Investimento (AAI). Mas, você sabe exatamente o que é a ANCORD e sua importância para o mercado de capitais?

No artigo de hoje você descobrirá o que é a ANCORD e entenderá a importância desta associação para o mercado financeiro e para profissionais – ou futuros profissionais – da área.

Vamos lá?

Afinal, o que é a ANCORD?

O termo ANCORD refere-se à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadoria. Trata-se de uma entidade que integra diversas empresas do ramo financeiro e de investimentos.

Entretanto, nem sempre foi assim. Sua história iniciou na década de 1970, e muitas mudanças na instituição precisaram ser concretizadas para ela se tornar o que é atualmente.

Em 1972, após decisão do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo de apoiar a criação de uma organização capaz de defender os direitos dos seus credenciados, foi fundada a ASCESP, Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio.

A mesma, após 10 anos, passou ao nível nacional e teve seu nome modificado para ANCOR, Associação Nacional das Corretoras de Valores. Contudo, somente em 2011 recebeu o nome de ANCORD, após se incorporar à ADEVAL, Associação das Empresas Distribuidoras de Valores.

Nesse sentido, trata-se de uma instituição muito importante para o mercado financeiro. Para conhecer com maiores detalhes sobre o seu valor, acompanhe a leitura.

Qual a importância da Ancord?

A associação atua como porta-voz das empresas do mercado financeiro na mídia e é referência nas discussões relacionadas a essa área. Além de representar essas companhias ao governo e aos órgãos reguladores, a associação se responsabiliza por certificar os Agentes Autônomos de Investimento (AAI).

A ANCORD, atualmente, é a única organização passível de capacitar e credenciar esses agentes. Dessa forma, fornece conhecimentos sobre a área aos profissionais e também ao público em geral, através dos seus cursos e certificações disponíveis.

Em outras palavras, é possível afirmar que a ANCORD colabora na formação de pessoal capacitado para atuar no mercado financeiro. É a partir da certificação da associação que os profissionais interessados em atuar no ramo atestam sua qualidade e conhecimento prévio – fundamentais para atrair novos investidores e garantir um bom atendimento ao eles.

O AAI e a certificação da ANCORD

A profissão de Agente Autônomo de Investimento é uma das profissões do mercado financeiro que mais vem crescendo no país. O profissional é responsável pelo relacionamento com o cliente das corretoras, auxiliando cada investidor em suas decisões de investimento – assim como um gerente bancário. 

A diferença, no entanto, é que o AAI oferece atendimento personalizado, buscando auxiliar o investidor a fazer aplicações financeiras mais assertivas, de acordo com seus objetivos pessoais. Seja para renda fixa ou renda variável, o AAI é o profissional mais gabaritado para prestar atendimento aos clientes das corretoras de valores.

Para exercer essa profissão, não é pré-requisito possuir alguma formação específica. Entretanto, é importante compreender sobre o mercado e os produtos que serão ofertados aos investidores. 

Para tornar-se um bom profissional, é um diferencial possuir habilidades comerciais e interpessoais, já que o atuante lidará frequentemente com os clientes e suas questões sobre a área.

Além disso, o AAI precisa ser certificado pela ANCORD, sendo apto a distribuir investimentos por meio de corretoras e empresas relacionadas. Não é possível atuar nessa área sem possuir essa certificação. 

Para obtê-la, é necessário a realização de uma prova para avaliar o conhecimento dos interessados na carreira. A prova para certificação de AAI é realizada pela ANCORD e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O processo seletivo para a certificação ANCORD

Todo o conteúdo programático da avaliação para a certificação ANCORD é selecionado pela própria associação. Entretanto, as provas são aplicadas pela FGV, que é responsável por formular as questões, aplicar, realizar a correção e divulgar os resultados dos exames.

O conteúdo é dividido em 15 módulos, que incluem normas referentes à atuação; ética profissional; estudos sobre o mercado financeiro e outros assuntos. Veja abaixo as etapas para realização da prova para certificação ANCORD.

1. Inscrições

Para se inscrever na prova para AAI, é necessário cumprir alguns requisitos mínimos, como não ter antecedentes criminais, possuir ensino médio completo, estar de acordo com o regulamento da prova e se comprometer com a veracidade das informações preenchidas no formulário de inscrição. Inconsistências nesses dados podem levar à eliminação do candidato.

Após a inscrição, o candidato a Agente Autônomo de Investimento deve realizar a quitação da taxa. O boleto emitido pelo site da banca organizadora deve ser pago em até 10 dias e possui o valor de R$ 460,00 (valores em julho/2019).

Depois dessa etapa, o agendamento da prova deverá ser realizado através do site da FGV. Nesse momento, o candidato optará pelo local, data e horário desejados para realização da prova.

2. Recomendações importantes

É recomendado que o candidato confirme, um dia antes, o dia, horário e local de aplicação da prova. Além disso, o interessado deverá se apresentar com antecedência mínima de 30 minutos no dia da avaliação, portando documento de identificação original com foto e o CPF.

É preciso que o candidato tenha ciência da sua senha de acesso ao sistema de agendamento para realização da prova.

3. O que é permitido durante a avaliação?

Durante a avaliação é permitida a utilização de calculadora financeira não alfanumérica. Canetas e lápis são dispensáveis, visto que a avaliação é realizada digitalmente. Caso necessário, é disponibilizado folha de rascunho e lápis durante a aplicação.

Nenhuma consulta é permitida e todos os pertences devem estar guardados, não podendo o candidato ter acesso a eles durante a realização da prova. Também é proibido se ausentar do local de aplicação sem a presença de um fiscal.

4. A avaliação

A prova faz parte do processo seletivo para verificação das habilidades dos candidatos à AAI. A avaliação é realizada via internet e possui duração de 2 horas e 30 minutos.

É constituída por 80 questões objetivas, com conteúdos relacionados à área. Para ser aprovado o candidato deve ter um rendimento de, pelo menos, 70% da prova, além de cumprir os acertos mínimos para determinados módulos.

Assim que devidamente certificado e com o registro válido no mercado financeiro, o profissional já poderá atuar como Agente Autônomo de Investimento e vincular-se a uma corretora ou banco para realizar seu trabalho.Conclusão

Além de garantir uma certificação essencial para o exercimento da atividade de AAI, a ANCORD é extremamente importante na solidificação e capacitação do mercado financeiro

Portanto, se você tem interesse em buscar por oportunidades profissionais neste segmento, precisa não deixe de saber mais sobre a ANCORD e sua certificação. Você poderá estar cada vez mais próximo de alcançar um novo patamar profissional e atuar em uma das áreas que mais cresce no mundo: o mercado financeiro.

Para saber mais sobre a ANCORD e suas certificações, acesse o site oficial da associação.

E você, já pensou em trabalhar no mercado financeiro? Tem alguma dúvida sobre a ANCORD e a certificação AAI? Deixe suas dúvidas nos comentários!

A pontuação dos nossos leitores
[Total: 2 Média: 5]