A maior parte dos investidores que tem seu primeiro contato com as opções, acaba conhecendo e utilizando essa ferramenta do mercado de maneira equivocada e desastrosa – causando prejuízos grandes para o seu patrimônio e correndo riscos excessivos em suas posições. 

Aquele discurso de que nos derivativos do mercado financeiro você pode perder tudo e até se endividar, não é mentira! 

Mas temos que dizer também que não é algo tão “horrível” assim, já que nos dias atuais, grandes e pequenos investidores assumem exposição ridiculamente arriscada em mini índice e mini dólar, e nem fazem ideia do risco que estão correndo.

No texto de hoje, vamos explicar melhor o que são as opções sobre ações e como você pode se proteger para não cometer esses erros. Confira!

O risco das opções

No primeiro parágrafo, eu quis dizer que o risco não está no mercado de opções ou no mercado futuro e sim na utilização de qualquer uma dessas ferramentas da forma errada.

A simples venda de ações descoberta, por meio do BTC, por si só já possui um risco infinito.

Imagina alavancar isso?

O mercado de opções, assim como qualquer uma das modalidades de investimentos mencionadas acima, se utilizado da maneira correta, se torna extremamente rentável a até mesmo mais seguro que muitos investimentos, e com muita liquidez. 

Na minha experiência de quase 10 anos com esse tipo de “ferramenta”, cheguei a conclusão que existem apenas duas formas de utilizar os derivativos do mercado de ações: como estratégia de especulação e como estratégia de investimentos, sem nunca realizar alavancagem em nenhuma das duas formas.

Estratégias especulativas

As estratégias especulativas envolvem a utilização apenas das opções, as famosas travas, borboletas, calendar spread, condor – e mais um monte de nomes estranhos.

Essas são as estratégias onde você sabe exatamente quanto que você pode ganhar desde o início e quanto é o possível prejuízo máximo.

É o tipo de estratégia tudo ou nada, ou seja: ou você tem o lucro estipulado, ou você leva o prejuízo máximo. 

Mas não se assuste, pois se esse tipo de estratégia for montada da maneira correta, a relação risco ganho fica sempre positiva, 2 para 1, 3 para 1, 4 para 1.

Isso quer dizer que esse tipo de estratégia deve ser montada sempre buscando, tentando ganhar 2, 3, 4 vezes o seus risco máximo na operação. 

Esse é o tipo de estratégia que antes de montar em sua conta, você deve se perguntar: 

Qual a relação risco ganho dessa operação?

Opções na modalidade de investimentos

Existe também uma outra forma de utilização das opções, na modalidade de investimento.

Nesse caso, na maior parte das vezes, a compra ou a venda de uma opção está relacionada com a compra ou a venda do ativo objeto.

No caso das opções sobre ações, está sempre relacionada com a compra de ações de VALE3, PETR4, ITUB4 e USIM, por exemplo, podendo estar relacionada com muitas outras diferentes, dependendo do interesse do investidor. 

Contudo, a diferença crucial entre esse modelo de estratégia em comparação com a mostrada anteriormente é que, nesse caso, a estratégia de investimento não é tudo ou nada, não se trata de uma operação que pode “ir para o pó”. 

Nessa operação, você executa a compra ou venda das opções, e em paralelo, você executa a compra ou a venda das ações, na mesma quantidade ou em quantidades diferentes, dependendo da estratégia. 

O fato é que,  a montagem desse tipo de operação está muito ligada a necessidade do investidor de proteger sua posição antiga ou nova posição em ações. 

Ou de maximizar os lucros da sua carteira de ações, sem elevar sua exposição ao risco de um revés. 

Normalmente, nesse seguimento, o investidor monta as operações conhecidas como Fence, Collar, Lançamento Coberto, Delta Hedge e muitos outros nomes desse tipo. 

Conclusões

No texto de hoje, quis deixar claro que as opções não são tão assustadoras como muitas pessoas pensam mas, ao mesmo tempo, devem ser pensadas e analisadas com calma por um investidor ou empresa capacitada para realizar esse tipo de investimento com segurança.

Quer saber mais sobre as formas mais rentáveis e seguras de utilizar os derivativos?

Entre em contato com a nossa equipe educacional.

A pontuação dos nossos leitores
[Total: 3 Média: 5]