A Petrobras é, sem dúvidas, uma empresa muito importante em nosso país. Não é à toa que as ações da companhia estão constantemente entre as mais negociadas na bolsa de valores. Mas será que vale a pena investir em Petrobras?

Alguns investidores adquirem papéis da estatal por terem familiaridade com ela, já que é frequente vermos notícias sobre a companhia nos meios de comunicação. Entretanto, a análise para comprar ações envolve muitos detalhes importantes.

Nunca é demais lembrar que o investimento na renda variável tem um alto grau de risco. E entender estes riscos e os retornos que podem ser oferecidos pela empresa é um cuidado essencial para ter sucesso no investimento. 

Então, que tal descobrir se vale a pena investir em ações da Petrobras? Confira mais informações sobre o assunto a seguir!

Quais são as expectativas para o setor de petróleo?

A Petrobras é uma empresa brasileira que atua no setor de energia, especialmente ligada ao petróleo. Ela realiza exploração, produção e comercialização de petróleo, além de trabalhar com gás natural.

Saber disso é o primeiro passo para avaliar se vale a pena investir em Petrobras. Afinal, o setor de atuação da companhia é um dado central para um investidor. Então, você deve pensar: quais são as expectativas para a área atualmente e no futuro?

Uma das informações importantes é que a área do petróleo enfrenta fortes instabilidades, já que está bastante ligada a questões políticas. Não só no Brasil, mas em todo o mundo. Assim, crises entre países podem afetar o mercado de ações.

Além disso, é preciso considerar as tendências de diminuição do uso do petróleo como fonte energética, pois tem aumentado o movimento de críticas ao uso de combustíveis fósseis, enquanto se ampliam as indústrias ligadas a energias renováveis e a carros elétricos, por exemplo.

Tais características têm potencial para afetar os investimentos da bolsa de valores. Contudo, vale comentar que o petróleo não deixará de ser uma fonte de energia importante. Mesmo com o desenvolvimento de alternativas, ele ainda figura como a principal.

Vale a pena investir na Petrobras?

Ter em mente as expectativas para o setor lhe permite avaliar o investimento de maneira mais segura. Afinal, é relevante saber quais são as tendências para empresas petrolíferas no futuro. Desse modo, você evita adquirir as ações sem conhecer todo o contexto.

Depois de entender um pouco mais sobre o setor de petróleo no Brasil e no mundo, é hora de analisar a Petrobras. Ela é a maior empresa petrolífera do nosso país e já foi considerada a maior companhia da carteira teórica do índice Ibovespa.

Em geral, trata-se de uma empresa bastante recomendada por analistas de investimentos, tanto aqueles que realizam análise fundamentalista quanto análise gráfica. Um dos motivos para isso é a liquidez das ações — que são bastante negociadas na bolsa.

Entretanto, é necessário obter mais conhecimentos sobre a empresa e sobre o comportamento dos papéis na bolsa para você decidir se vale a pena investir em Petrobras. Confira abaixo o que você precisa saber para tomar sua decisão!

Informações sobre a Petrobras

A Petrobras é uma empresa de capital social aberto, mas o principal acionista dela é o Governo Federal brasileiro. Com isso, as decisões mais importantes sobre os negócios passam pela administração pública.

Essa característica é um fator limitante na análise dos investidores, pois a intervenção do governo pode ser negativa. Entretanto, após um período difícil com os recentes escândalos de corrupção, a companhia tem se recuperado bem e vem batendo lucros recordes, mesmo com os baixos preços do petróleo.

A relevância da Petrobras é inegável no Brasil. Ela é responsável por um volume significativo da energia gerada no país, tanto na parte de petróleo quanto na de biocombustíveis. Além disso, seus negócios estão presentes em mais de 20 países.

Vantagens de investir no papel

Para o investidor que foca no longo prazo, tornar-se acionista da Petrobras pode ser vantajoso devido ao seu papel de liderança no setor energético brasileiro. Vale citar, ainda, a importância da energia e do petróleo em todo o mundo.

Assim, as expectativas de crescimento são boas no longo prazo. Especialmente porque a companhia apresenta estratégias de crescimento – por exemplo, ampliando suas atividades de refino de petróleo e também explorando alternativas, como o pré-sal.

Especuladores também podem encontrar boas oportunidades com a Petrobras. Nesse caso, as vantagens para o trader são a liquidez dos papéis e a exposição às variações de preço. Logo, é possível lucrar com oscilações do mercado no curto prazo.

Desvantagens de comprar Petrobras

Uma das principais desvantagens encontradas na Petrobras é o controle estatal na administração. Ele afeta a determinação dos preços e a qualidade da gestão da companhia. Inclusive, a deixa suscetível a crises políticas e à corrupção.

Outra desvantagem que merece ser citada é a variação do preço do petróleo. Os barris estão expostos a oscilações bruscas, que podem estar ligadas a diversas questões — como a produção de outros países ou mesmo conflitos políticos internacionais.

Decisão do investidor

Após analisar as informações que compartilhamos, qual é a sua opinião? Vale a pena investir em Petrobras? 

Essa decisão, na verdade, cabe somente a você. Afinal, cada investidor precisa definir os seus critérios de análise e verificar se a opção é vantajosa para si.

Além de considerar os dados gerais sobre a empresa e sobre as expectativas de comportamento dos papéis na bolsa de valores, existem outros aspectos que merecem sua atenção. Por exemplo, a observação da qualidade da gestão da companhia e os indicadores financeiros da Petrobras.

Como comprar ações da Petrobras?

Ao concluir sua análise você pode decidir adquirir as ações da Petrobras na bolsa. Se este for o caso, você precisa saber como comprar os papéis da estatal. 

Vamos começar indicando os códigos de negociação da companhia no home broker:

  • PETR3 — ações ordinárias;
  • PETR4 — ações preferenciais.

A principal diferença entre ações ordinárias e preferenciais é que a primeira garante o direito de voto e de participação nas assembleias da empresa. Já as do segundo tipo determinam a preferência de recebimento de dividendos e outros pagamentos.

Para realizar a compra basta seguir o procedimento comum. Primeiro, ter uma conta em corretora de valores ou banco de investimentos. Depois, basta acessar o home broker e avaliar o preço de negociação dos ativos no momento. 

Caso tenha interesse na compra, você emite uma ordem de compra e espera a negociação ser efetivada. É possível adquirir os papéis em lotes (geralmente, em lotes de 100 ações) ou no mercado fracionário.

Agora você já sabe o que considerar para decidir se vale a pena investir em Petrobras. Lembre-se de que a decisão é sua e deve ser tomada baseada nos seus objetivos para a sua carteira. 

Em caso de dúvidas sobre como investir, a melhor opção é entrar em contato com um assessor de investimentos. Para saber mais, entre em contato conosco!

As informações que compartilhamos neste artigo lhe ajudaram? Então assine a newsletter do blog e acompanhe mais conteúdos como este! 

A pontuação dos nossos leitores
[Total: 11 Média: 4.7]